Outro dia postei "Invasão italiana" e um amigo me pediu que escrevesse também sobre outra "invasão" ocorrida na mesma época: a francesa.
É verdade e a invasão francesa foi ainda mais profunda, pois não se limitou ao cinema e à musica.
Envolveu também a filosofia e a literatura. Ou alguém não se lembra de Jean Paul Sartre com seus "O inferno são os outros" e "os uns e os outros"? E de Simone de Beauvoir com "A velhice"? E Françoise Sagan com seu "Bom dia tristeza"? E o filósofo Raimond Aron que tanto nos influenciou? E a Sorbonne que forjou o pensamento de muitos brasileiros que se tornaram presidentes, legisladores e magistrados? Realmente a influência foi, e ainda é, marcante.
No cinema tivemos os diretores François Truffaut, Jean Luc Godard, Louis Malle, Jean Renoir, Roger Vadim, Claude Lelouch e tantos outros. Lembro-me perfeitamente quando eu e meus amigos íamos ao Cine Coral na Rua Sete de Abril assistir os filmes franceses. Eram precedidos sempre pelo jornal "Atualidades francesas" patrocinado pela Air France. Parecia que a França era uma espécie de Eldorado cultural onde tudo acontecia.
Nesse cinema assisti "O desprezo" de Jean Luc Godard, com Brigitte Bardot; "A chinesa" também de Godard e tantos outros.
De Louis Malle lembro-me de sempre de "Viva Maria" com Brigite e Jeanne Moreau. Um ótimo filme que não sei porque não se encontra mais em nenhum catálogo.
E o que dizer de "O sol por testemunha"(Plein soleil) de René Clément, com Alain Delon, Maurice Ronet e Marie Laforet? Foi baseado no livro de Patricia Highsmith e recentemente teve uma refilmagem: O talentoso Ripley.
Outro filme que me marcou profundamente foi "O salário do medo" de Henry-George Clouzot. A clássica cena inicial de crianças brincando com insetos numa poça de lama foi adotada por outros diretores mais tarde.
Atores franceses que marcaram aquela época e os filmes em que se destacaram:
Yves Montand - O sálario do medo
Jean Paul Belmondo - Cartouche e Borsalino
Jean Gabin - A grande ilusão e Os sicilianos
Lino Ventura - Os sicilianos
Jean-Louis Trintignat - Um homem, uma mulher
Simone Signoret - A viúva
Catherine Deneuve - A bela da tarde
Brigitte Bardot - E Deus criou a mulher
Jeanne Moreau - Jules et Jim
Michele Morgan - La symphonie pastorale (Michele foi considerada a mais bela atriz francesa da época)
Leslie Caron - Gigi
Phillipe Noire - A comilança
Annie Girardot - Rocco e seus irmãos
Michel Piccoli - O discreto charme da burguesia
Dominique Sanda - O jardim dos Finzi-Contini
Na música,ah!....a música francesa....quem não se lembra de Alain Barriére cantando "Ma vie" e "Elle était si jolie"? E Charles Aznavour com "Que c'est triste Venise", "She", "Isabelle" e "La boheme"? E Gilbert Becaud com seu "Et maintenant" e "Nathallie"?
Quero lembrar também dois grandes cantores que embora fossem de épocas anteriores foram destaque na música francesa: Maurice Chevalier que foi cantor, ator e humorista. Veio ao Brasil em 1951 para a inauguração da TV Tupi. Encantou a todos com sua verve e seu charme. Charles Trenet cantor e compositor de "Douce France" hino da resistencia francesa durante a ocupação nazista. Foi o compositor e intérprete da obra prima "Vous qui passez sans me voir".
Já eu adorava as cantoras francesas. Deliciava-me com a voz açucarada de Françoise Hardy cantando "Tous les garçons et les filles" e com Juliette Grecco cantando "Je suis comme je suis". Minha preferida era Mirreile Mathieu. Quando esteve no Brasil em 1968 fui vê-la no Teatro Paramount e me deliciei com sua "La dérniere valse". Chegou a ser mencionada como a sucessora de Edith Piaf, esta sim, a maior de todas as cantoras francesas e que merece um post especial para qualquer dia destes. Será que esqueci alguém?
A cada dia, novas notícias, novas realidades, fatos e acontecimentos. A velocidade das informações segue um ritmo exponencial. E nós, pequenos microcosmos dentro dessa enorme cosmovisão estamos ainda aprendendo a depurar, a selecionar o que nos motiva, o que realmente nos faz despertar a atenção imediata. Neste Blog reparto com todos que o visitarem as notas e observações que me interessaram, que de alguma forma trazem consigo interesses coletivos. Algumas vezes posto artigos que expressam ideias das quais divirjo, mas se a argumentação é boa, penso que deve ser analisado. Adiciono também fotos artísticas, reproduções de pinturas, músicas selecionadas, charges políticas e evangélicas, poesias, trechos de literatura, ou seja, fatos que refletem no espelho da vida. Os comentários, as opiniões e sugestões são livres e bem recebidas. Sejam bem-vindos!
OBS: Respeito a opinião de todos e é assim que funciona a democracia. No entanto, a defesa das ideias deve ser feita com argumentação e sem ofender e ser agressivo com aqueles que pensam em contrário! No mais, fiquem em casa!
Carioca, advogada e prof. universitária, mestre em recursos humanos na área do Direito, matemática, física, mãe, avó, mulher, tricolor, batista, cristã-pensante.
As opiniões aqui expostas são da inteira responsabilidade dos articulistas que escreveram os artigos e reportagens. Todos os posts contêm o nome dos autores e os veículos de mídia no qual estão inseridos. O Blog limita-se a reportar as diversas correntes de opinião, as diferentes visões de Brasil e de Mundo.
-
*Não se vive sem afagos. *
*Vidas solitárias e vazias de carinho se ressecam, se exaurem da seiva da
vida.*
http://dianaesnero.blogspot.com/feeds/posts/def...
Os bons tempos - Martha Medeiros
-
*Os bons tempos*
*MARTHA MEDEIROS – O Globo - Revista*
*Tenho uma tendência a acreditar que tudo era mais intenso antes, tanto o
amor quanto a arte e també...
Chega! Eu apoio!
Posicionamento
"Ninguém nasce odiando outra pessoa pela cor de sua pele, por sua origem ou ainda por sua religião. Para odiar, as pessoas precisam aprender e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar." NELSON MANDELA "Todas as pessoas podem ser grandes porque todas podem servir. Não é preciso ter um diploma universitário para servir. Não é preciso fazer concordar o sujeito e o verbo para servir. Basta um coração cheio de graça. Uma alma gerada pelo amor." MARTIN LUTHER KING
O conteúdo deste blog pode ser reproduzido desde que citada a fonte e disponibilizado um link para a postagem original.
O Blog é apenas um espaço para a divulgação de idéias e discussão. Em nenhum momento é intenção da autora ofender ou violar quaisquer tipos de direitos autorais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário