domingo, julho 11, 2010
Biden tenta justificar troca de 10 espiões presos nos EUA por quatro que estavam na Rússia
Biden tenta justificar troca de 10 espiões presos nos EUA por quatro que estavam na Rússia
Publicada em 10/07/2010 às 11h25m - O Globo e Agências internacionais
BURBANK, Estados Unidos - Horas depois de Estados Unidos e Rússia concluírem a maior troca de espiões desde a Guerra Fria , o vice-presidente americano, Joe Biden, enfrentou dificuldades ao tentar convencer o apresentador de TV Jay Leno de que o governo não levou a pior no acordo. Ao participar do programa''The Tonight Show'', Biden foi perguntado por que os EUA trocaram 10 espiões detidos no país por quatro que estavam presos na Rússia. O apresentador disse que os termos da troca, que foi acertada antes das detenções nos EUA , não pareceram justos.
- Nós recebemos quatro realmente bons (espiões) - respondeu o vice-presidente americano. - E os dez estavam aqui por um longo tempo mas não fizeram muito.
Mostrando uma foto da espiã russa Anna Chapman, Jay Leno também perguntou a Biden se entre os espiões mandados para os EUA havia algum tão "fogoso" quanto a ruiva que ficou famosa em todo o mundo por sua beleza, estampada em fotos publicadas no Facebook. O vice do presidente Barack Obama entrou na brincadeira e respondeu:
- Deixe eu ser claro. Não foi minha a ideia de mandá-la de volta - disse Biden.
A troca de espiões foi realizada na sexta-feira no aeroporto de Viena, na Áustria. Segundo um funcionário da Casa Branca que falou à imprensa em condição de anonimato, a presidência americana começou a arquitetar uma possível troca de espiões com a Rússia em 11 de junho, antes mesmo da detenção dos dez espiões nos EUA. Segundo a fonte, a decisão de deter os agentes, que estiveram sob observação das autoridades americanas durante uma década, foi precipitada porque alguns deles tinham planos de deixar os EUA durante as férias de verão.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário