quinta-feira, setembro 09, 2010
Jeffrey Arnett: Elas são “adultos emergentes”
Jeffrey Arnett: Elas são “adultos emergentes”
Psicólogo americano aponta um novo período de transição depois da adolescência
Fernanda Colavitti – Época
ÉPOCA – Qual é a definição de adulto emergente?
Jeffrey Arnett – É um período intermediário entre a adolescência e a vida adulta, que ocorre entre os 18 e os 25 anos – podendo durar mais ou menos, dependendo da pessoa. Nessa fase, os jovens prolongam o período em que não precisam ter todas as responsabilidades da vida adulta. O motivo é a procura por melhorias em sua vida: investimento nos estudos, na carreira ou na estabilidade financeira. Também estão à procura da pessoa certa para casar e ter filhos.
ÉPOCA– Homens e mulheres passam por isso da mesma forma?
Arnett – As mulheres experimentam como os homens esse período de transição antes da vida adulta. A diferença é que elas têm um relógio biológico que, aos 30, começa a alertá-las de que o período de fertilidade está diminuindo. Portanto, se quiserem ter filhos, precisam crescer. Elas tendem a casar e ter filhos três anos antes dos homens.
ÉPOCA – Adultos emergentes também existem em países como o Brasil?
Arnett – Em países emergentes a maioria dos jovens não passa por essa fase. Casam, têm filhos e param de estudar antes dos 20 anos. Mas em todos os países emergentes há minorias de jovens de classe média e alta que experimentam essa fase, ainda que de forma diferente dos jovens dos países industrializados.
Jeffrey Arnett Psicólogo, professor da Universidade Clark, nos Estados Unidos, escreveu três livros sobre adolescentes e tem dois filhos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário