segunda-feira, novembro 08, 2010

Diagrama: A estrada que o Brasil precisa pegar

Diagrama: A estrada que o Brasil precisa pegar
Dos países com grande extensão, o nosso é o mais dependente do transporte rodoviário – um desvio que custa caro
Alexandre Mansur, Alberto Cairo e Luiz Salomão. Edição Multimídia: David Michelsohn. Revista ÉPOCA
Os Estados Unidos levam a fama, mas o Brasil é o país mais motorizado. Os americanos têm mais carros individuais e mais possantes, mas têm também boas ferrovias e hidrovias para cargas (os brasileiros dependem dos caminhões). O Brasil leva 65% da carga por estradas, os Estados Unidos apenas 32%. Esse é um dos resultados de um estudo do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas (GVces) para o grupo Empresas pelo Clima, 25 companhias preocupadas com o aquecimento global. “A opção rodoviária é mais poluidora e mais cara”, diz o biólogo Luiz Pires, do GVces. “Quem paga é o consumidor e o exportador.” O estudo defende investimentos em trens e barcos para cargas, além de sistemas de ônibus expresso, como o de Curitiba, para complementar o metrô.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters