quarta-feira, maio 19, 2010

As eleições e a internet

As eleições e a internet
Andrea Dunnningham – Jornal do Brasil

Pesquisa recente da consultoria norte-americana Digital Daya mostra que, dos 164 países das Nações Unidas, 24 têm seus líderes presentes no Twitter. No Brasil, os políticos têm usado essas e outras redes sociais para fazerem sua campanha este ano, além de outras ações de marketing digital. A tendência é que encontremos uma certa variedade de ações, inspiradas tanto em casos de sucesso de empresas que trabalham suas marcas nas mídias sociais quanto estratégias adotadas por políticos de fora do Brasil. Nesse aspecto, o sucesso da campanha online de Barack Obama tem sido um dos modelos utilizados como base para a formatação de campanhas digitais brasileiras, pois é um caso de muito sucesso. Ele serve de exemplo para praticamente toda ação, seja ela política ou se insira nos negócios, mas Obama não fez nada sozinho.
Ele investiu pesado nas redes, contando com uma equipe de 40 pessoas, dentre elas excelentes estrategistas digitais, já habituados com as redes e o comportamento dos usuários nelas. Além disso, a campanha mobilizou as pessoas em torno de uma causa e, então, fortaleceu uma rede de apoiadores. Obama ressaltou o poder do voluntariado e mostrou como mover as pessoas em torno de algo em que elas acreditam. Ele atentou para esta verdade: aqueles que acreditam na própria marca disseminarão o conteúdo por vontade própria e alcançarão cada vez mais um número maior de pessoas.
Seguindo modelos ou criando novas estratégias, a regra mais importante e básica para se atuar nas mídias sociais é: você precisa estar disposto a ouvir as pessoas, receber suas críticas, e comunicar-se com elas de forma mais transparente. Quando você entende o que o seu público quer e ele enxerga em você como algo de bom, que não quer apenas vender, mas estar junto dele, participando e, muito importante, respondendo a suas dúvidas, é muito mais fácil chegar a ele e criar uma conexão, um vínculo. As mídias sociais trouxeram esta comunicação de mão dupla de uma forma que ela já não pode mais ser ignorada, e as pessoas hoje exigem. É preciso entender isso e mudar o modelo de pensamento, principalmente no caso dos políticos, que precisam ter a população junto deles, acreditando e apoiando seu trabalho.
É importante lembrar que tudo ainda é recente quando o assunto é mídias sociais, portanto, nada melhor do que experimentar. Ninguém sabe tudo sobre o marketing na internet, mas aqueles que o conhecem a fundo sabem que, depois de compreender bem o ambiente digital, é necessário fazer testes - mas testes conscientes.
Andrea Dunningham é jornalista e diretora do iDigo - Núcleo de Inteligência Digital

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