segunda-feira, setembro 06, 2010

Matemático brasileiro ganha prêmio científico na Itália

Matemático brasileiro ganha prêmio científico na Itália

Os Prêmios Balzan têm o objetivo de reconhecer e estimular áreas emergentes da pesquisa
06 de setembro de 2010 | 13h 20 – Estadão - Associated Press - AP

Um matemático brasileiro e um biólogo japonês são os agraciados com os Prêmios Balzan para ciências exatas, anunciados na Itália nesta segunda-feira, 6. O brasileiro Jacob Palis, do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) receberá um prêmio de 750.000 francos suíços, ou cerca de R$ 1,3 milhão, por seu trabalho na teoria dos sistemas dinâmicos. Palis é professor do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Rio de Janeiro, e foi agraciado com 750 mil francos suíços, ou cerca de R$ 1,3 milhão, por sua contribuição à teoria de sistemas dinâmicos.
O japonês  Shinya Yamanaka está sendo reconhecido por seu trabalho para dotar células adultas de algumas das características das células-tronco embrionárias.
Os Prêmios Balzan têm o objetivo de reconhecer e estimular áreas emergentes da pesquisa científica.
Além dos dois prêmios de ciências exatas, também são concedidos duas premiações para as humanidades. Neste ano, os agraciados são o historiador italiano Carlo Ginzburg, pai da "micro-história", o estudo do passado com foco nas pessoas comuns e no cotidiano, e ao alemão Manfred Bauneck, por sua história do teatro na Europa.
Os Prêmios Balzan serão entregues numa cerimônia realizada em Roma, no dia 19 de novembro. A Fundação Balzan, que concede as honrarias, é baseada em Milão e Zurique. Foi criada pela família do jornalista italiano Eugenio Balzan, que fugiu da Itália para Suíça na década de 30 para escapar do cerco fascista à mídia.
A cada ano, o prêmio é concedido a diferentes áreas. Os do próximo ano terão como tema história antiga, estudos do Iluminismo, biologia teórica e os primórdios do Universo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters