quinta-feira, novembro 11, 2010

Apanhadores de flores

Apanhadores de flores
CARLOS EDUARDO MAZZETTO SILVA – O GLOBO
Oleo Sobre Tela/Apanhadora DeFlores
Desde 1500, quando se começou a inventar o Brasil, os povos que têm apego à terra são expropriados dela, tratados como gente menor. Os primeiros foram os índios.
Existe um ator social invisível no Brasil, meio parente dos indígenas pela herança do apego à terra. Seu nome sociológico e antropológico é campesinato.
Já chamado de pequeno produtor/ agricultor, trabalhador rural e mais recentemente vem sendo chamado de agricultor familiar. Em alguns casos, seus grupos recebem hoje o nome de comunidades tradicionais e, nesse caso, se referem a identidades específicas: quilombolas, seringueiros, caiçaras, pantaneiros, geraizeiros, caatingueiros, vazanteiros, beiradeiros, quebradeiras de coco... Seu destino para a sociedade moderna parece estar traçado: não existir, ser invisível... Estima-se essas comunidades tradicionais em 25 milhões de pessoas.
Recentemente, conheci as comunidades "apanhadoras de flor". Estão aqui, perto do centro de Minas Gerais (região de Diamantina, Alto Jequitinhonha), onde a história minerária fortemente se deu. São milhares de famílias que vivem na Serra do Espinhaço coletando sempre-vivas e uma infinidade de espécies de flor das campinas e carrascos, fazendo pequenas roças de subsistência, criando algum gado solto na serra e nos cerrados do sertão que a rodeiam, garimpando artesanalmente (a chamada faiscagem).
Algumas comunidades têm 300 anos de história de vida na Serra. Entretanto, contraditoriamente, sua vida está sendo impedida por uma política que tem (ou diz ter) o objetivo de preservar a natureza! Descaminhos da modernidade e de um ambientalismo que reproduz o ar tificialismo da separação homem/ natureza ou, se quisermos, sociedade/ natureza. Essa separação, instituída pela modernidade ocidental, se reproduz na concepção dos "parques sem gente".
Querem instituir as chamadas Unidades de Conservação Ambiental de proteção integral em áreas onde ainda existe a biodiversidade característica dos diversos biomas e ecossistemas.
Esquecem, ignoram ou não querem ver que essa biodiversidade remanesce ali porque há um modo de vida (sociodiversidade) que se adaptou, convive, maneja e até ritualiza esses ambientes que os preservacionistas da cidade querem proteger.
Os biólogos preservacionistas, ao sobrevoarem essas regiões e vê-las na distância das imagens de satélite, crêem que são paisagens meramente "naturais", não descem à escala da vida humana, ignoram-na. Não percebem que o que remanesce ali é uma sociobiodiversidade oriunda da coevolução social e natural.
A implantação dessas Unidades de Conservação de proteção integral (na região, a maior é o Parque Nacional das Sempre-Vivas, mas existem ainda o Parque Estadual do Rio Preto e a Estação Ecológica do Pico do Itambé) a partir desses sobrevôos (sem um estudo local aprofundado) se torna uma tragédia humana, um atentado sociocultural, uma afronta aos direitos humanos, um tiro exterminador no que resta de interação sustentável entre sociedade e natureza.
O conflito se instala, as comunidades têm que resistir, afinal esse é o seu lugar, seu território, sua vida.
Contraditoriamente, o objetivo da conservação da natureza fica ameaçado, pois aqueles que são os mais aptos e dispostos a defendê-la no seu dia a dia se transformam em vítimas e inimigos das Unidades de Conservação que os oprimem e expropriam.
Não podem mais coletar flores, não podem mais criar gado, não podem mais usar o fogo como elemento de manejo em hipótese nenhuma, não podem coletar um fruto da Serra para se alimentar (tem que deixar para os outros animais que as UCs querem preservar), não podem circular nos caminhos em que sempre circularam.
Não podem nem mais morar onde moraram por mais de século, pois seu lugar virou parque - um invasor que virou suas vidas de cabeça para baixo.
Para onde vão? Já sabemos o enredo, as periferias e favelas urbanas estão aí para nos esclarecer sobre esse repetitivo processo histórico.
São os perdedores de sempre. E, depois, governos e seus órgãos organizam seminários sobre o desenvolvimento sustentável...

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