sábado, outubro 30, 2010
Do sonho à realidade
Do sonho à realidade
Jovens falam da puxada rotina de estudos até chegarem à carreira militar
Patricia de Paula – O Globo
O tempo para encontrar os amigos e ficar com a família não existe mais. Muito menos para namorar ou pegar um cineminha. Mas para um grupo de jovens todos esses obstáculos são superados em busca de um objetivo maior: ingressar na carreira militar.
É o caso da estudante Fernanda Bernardes, de 20 anos.
Ela saiu da casa da família em Rio das Ostras para estudar no Curso Preparatório Teresópolis.
Por três anos fez a prova para a Marinha Mercante e não passou.
No último concurso, no entanto, após passar por uma bateria de testes, exame psicotécnico, médico e físico, ela se prepara para, em janeiro de 2011, começar na Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante.
— Abri mão de muita coisa, mas valeu a pena — lembra Fernanda.
A inspiração que veio do pai e a admiração pela carreira militar levaram o jovem Ciro Sergilow, de 16 anos, a se inscrever para o concurso da Escola Preparatória de Cadetes do Ar. Agora ele está só esperando o resultado do exame físico para se mudar para Barbacena, em Minas Gerais.
— A minha rotina de estudos era de segunda-feira a sábado, às vezes até domingos — conta.
Para o estudante Anderson Santos, de 21 anos, só quem está passando por uma seleção concorrida como a da área militar sabe como é dura a rotina.
— Quem está fora não entende e muitas vezes nem acredita que a gente está indo estudar. Dá até vontade de desistir.
Na verdade eu já desisti uma vez e voltei há dois anos — lembra o candidato ao concurso da Escola de Especialistas da Aeronáutica.
Para jovens como eles, o sonho de ingressar na área militar é maior do que qualquer desafio. O estudante Fernando Santos da Silva, de 18 anos, estuda há três e está aguardando o resultado final da Escola Preparatória de Cadetes do Exército: — A carreira militar nos garante um futuro promissor. É isso que quero para mim.
Quando eu entrar vou continuar evoluindo sempre.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário