quarta-feira, abril 07, 2010

Fenômenos naturais, problemas artificiais

Fenômenos naturais, problemas artificiais
05/04/2010 por Marina Silva
Já estamos nos acostumando a ver todos os anos as imagens de tragédias relacionadas a chuvas e enchentes no Brasil e, no final, as prefeituras pagam a conta pelos gastos para atender as populações afetadas.
Já não podemos tratar essas chuvas e enchentes como sendo problemas naturais. Eles decorrem também do impacto dos seres humanos nos ecossistemas, talvez porque exista ocupação irregular na região ou porque o saneamento não foi feito ou porque os rios são assoreados, entre várias outras causas.
Todos os anos vemos famílias sendo desalojadas de suas casas, muitas perdas materiais e de vidas, e o que se faz é esperar o ano seguinte para ver tudo acontecer de novo.
Se essas enchentes acontecem recorrentemente e as causas não são apenas naturais, as prefeituras não podem arcar sozinhas com as despesas em ações de emergência. Os governos Estaduais e Federais devem apoiar os municípios para resolver questões dessa magnitude.
Sabemos que esses problemas causados pela utilização irresponsável do meio ambiente não podem ser controlados a curto ou médio prazo, de modo que nós já deveríamos ter investimentos voltados para o atendimento dessas populações vulneráveis.
É preciso, por exemplo, termos planos e sistemas de alerta para avisar moradores sobre a iminência de enchentes. Os treinamentos para atender essas situações devem, ainda, extrapolar o treinamento clássico dado pela Defesa Civil e pelo Corpo de Bombeiros, para capacitar a população sobre como agir nessas situações.

Mapa da Devastação do Rio

Mapa da Devastação do Rio
Informações e fotos dos estragos causados pela chuva que caiu na região metropolitana do Rio. Ajude a enriquecer este mapa com novas contribuições.

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters