segunda-feira, julho 05, 2010

SOS Pernambuco // Além de produtos, doe também seu trabalho

SOS Pernambuco // Além de produtos, doe também seu trabalho

Ontem, motociclistas se uniram ao Exército e recolheram alimentos Seja apenas por uma hora, e se você puder, atue como voluntário no recebimento e triagem das doações no Quartel do Derby

Alimentos não-perecíveis, água mineral, colchões, materiais de higiene e limpeza, roupas. Da lista de donativos para as vítimas das enchentes em Pernambuco, existe um item que está em falta e que é imprescindível para que essa corrente de solidariedade não se quebre: o seu tempo. No Quartel da Polícia Militar, no Derby, no Recife, há carência de voluntários para trabalhar no recebimento e na triagem do material e no carregamento dos caminhões que estão indo levar ajuda às cidades do interior.
De acordo com a assistente social da Coordenadoria de Defesa Civil do estado (Codecipe), Maria Emília Rodrigues, para integrar a rede de voluntários do Quartel do Derby não é preciso sequer um cadastro prévio. Basta comparecer ao local, mesmo que sua disponibilidade de tempo seja de poucas horas. "Não tem problema em relação a quanto tempo a pessoa pode passar lá. O importante é que ela compareça, porque o volume de trabalho é grande", ressaltou. Ao chegar ao quartel, o voluntário pode procurar o oficial de plantão parase apresentar e iniciar a atividade para a qual for designado. O horário é das 7h às 17h, de domingo a domingo. "A pessoa não precisa ficar indo sempre. Se ela tiver só um dia de folga e quiser doar esse tempo para o trabalho voluntário, será bem-vinda", completou Rodrigues.
A Codecipe também está realizando um cadastro de voluntários que queiram atuar nos próprios municípios atingidos pelas enchentes. Segundo a assistente social, até ontem, a lista contava com 175 pessoas. Para esse cadastro, não é preciso oferecer uma ajuda especializada. O governo do estado deve recrutar as pessoas à medida que a demanda for surgindo.
Donativos - Quem não pode prestar serviço voluntário ou mesmo não tem como sair de casa para levar donativos a pontos de arrecadação conseguiu, ontem, fazer seu gesto de solidariedade. Três grupos de motociclistas acompanhados de policiais do 4ª Batalhão do Exército se dividiram e saíram de porta em porta recolhendo as doações dos moradores dos bairros Iputinga, Engenho do Meio, Madalena, San Martin, Torrões e Avenida Canxagá, no Recife. A ação fez parte da campanha Motociclista Solidário, promovida pela Shineray do Brasil, Sindicato dos Motoqueiros de Pernambuco, Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores e o Exército Brasileiro. No final, eles conseguiram arrecadar mais de uma tonelada de alimentos, material de limpeza, roupas e eletrodomésticos. Os donativos foram entregues ao Exército, que ficará encarregado de distribuir o material com os 39 municípios atingidos pelas chuvas.
Os motociclistas se encontraram logo cedo na sede da Shineray, na Avenida Caxangá, de onde saíram por volta das 10h em direção aos bairros. A dona de casa Maria das Graças Freitas de Oliveira, 62 anos, entregou roupas e sapatos usados. "Já havia deixado tudo separado, mas não tive tempo de sair para entregar. A ideia deles virem buscar as doações foi maravilhosa", comentou a senhora, que reside na Rua Souza Bandeira, na Caxangá. Morador da Rua Corte Real, em San Martin, Alfeu Marques de Andrade, 48, fezquestão de fazer sua doação em material de limpeza. "Soube que as pessoas estão tendo dificuldades para limpar as casas porque não têm água sanitária, sabão, detergentes e desinfetantes", falou. Segundo o governo do estado, já foram enviadas mais de 990 toneladas de donativos, dos quais mais da metade foram resultado da solidariedade da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters