domingo, maio 02, 2010

Alertada por um vendedor ambulante, a polícia de Nova York encontrou e desativou um carro-bomba, evitando um "ato de terrorismo" que forçou a retirada das pessoas da Times Square no sábado

Polícia de NY encontra e desmonta carro-bomba na Times Square
Domingo, 2 de maio de 2010 09:31 BRT

NOVA YORK (Reuters) - Alertada por um vendedor ambulante, a polícia de Nova York encontrou e desativou um carro-bomba, evitando um "ato de terrorismo" que forçou a retirada das pessoas da Times Square no sábado e poderia ter matado várias pessoas, informaram autoridades no início deste domingo.
O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, disse em entrevista coletiva que "não temos ideia de quem fez isso e qual foi o motivo". Ele disse que a bomba desativada --feita de propano, gasolina e fogos de artifício-- parecia ter sido fabricada de forma rudimentar. A Times Square é um local popular de Manhattan e estava lotada de turistas e de espectadores de teatro em uma noite quente de sábado em Nova York. A maior parte da Times Square foi reaberta aos carros e aos pedestres por volta de 5h (horário local, 6h em Brasília).
"Por sorte ninguém ficou ferido, e agora toda a atenção das forças policiais da cidade, do Estado e em nível federal se voltam para levar os culpados deste ato de terrorismo à Justiça", disse o governador de Nova York, David Paterson, em comunicado. O comunicado do governador não especifica se ele suspeita que militantes domésticos ou estrangeiros tenham tentado o ataque. Bloomberg disse que um vendedor ambulante de camisetas informou sobre "um veículo suspeito, não-ocupado" e alertou um policial a cavalo, que viu que o Nissan Pathfinder verde escuro tinha fumaça saindo de perto do banco traseiro e cheirava a pólvora.
"O esquadrão antibomba do Departamento de Polícia de Nova York desativou o carro-bomba improvisado", disse o comissário de polícia da cidade, Ray Kelly. O veículo foi retirado da Times Square por volta das 6h (7h em Brasília). "Temos muita sorte. Graças a nova-iorquinos em alerta e a policiais profissionais, evitamos o que poderia ser um evento bastante catastrófico", disse Bloomberg a jornalistas. 
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, elogiou a "ação rápida" da polícia de Nova York no incidente e disse que os policiais fizeram "um trabalho excelente" na resposta ao alerta. A bomba foi descoberta por volta de 18h30 de sábado (19h30 em Brasília) no veículo estacionado perto da Rua 45 e da Broadway. O carro estava com o motor e o pisca-alerta ligados, disseram autoridades. Ele tinha placa de Connecticut que não batia com o veículo. Kelly disse que o esquadrão antibomba removeu e desarticulou três tanques de propano, fogos de artifício, dois recipientes com l9 litros de gasolina. Dois relógios com baterias em cada um deles, fiação elétrica e outros componentes.
(Por Steve Eder, Clare Baldwin, Jonathan Spicer e Deepa Seetharaman)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters