quarta-feira, maio 19, 2010

Aumenta número de queixas de exploração sexual de menores no Disque-Denúncia

Aumenta número de queixas de exploração sexual de menores no Disque-Denúncia

O Dia - 19/05/2010
RIO - Denúncias de exploração sexual de crianças e adolescentes cresceram nos três primeiros meses do ano. O Núcleo de violência doméstica do Disque-Denúncia recebeu 219 queixas de exploração sexual, 52 a mais que no ano passado. A central registrou queda no total de reclamações de abusos sexuais: 390 até março contra 414 no primeiro trimestre de 2009. 
Só em 2009 foram feitas 866 denúncias de prostituição infantil e 1.453 de abuso sexual. A triste estatística será lembrada hoje no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e adolescentes. O abuso sexual acontece principalmente dentro da própria família, e a exploração ocorre em redes de prostituição.
No Rio de Janeiro, 100 educadores de escolas públicas e particulares participam hoje de oficina sobre o uso seguro da Internet para jovens. A iniciativa, como O DIA antecipou domingo, se baseou em pesquisa sobre hábitos virtuais de 514 estudantes fluminenses entre 10 e 17 anos.
O trabalho, uma parceria dos Ministérios Públicos Federal e Estadual, e das ONGs Safernet Brasil e Childhood Brasil, ensinará os educadores a identificar crimes cibernéticos, como aliciamento, difusão de imagens pornográficas e o ciberbullying (humilhação pela Internet). “É preciso que todos conheçam os riscos e saibam se prevenir”, diz a procuradora da República Neide Cardoso, do MP Federal do Rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters