sábado, junho 05, 2010

O seu ciúme é sexual ou emocional?

O seu ciúme é sexual ou emocional?
Renner Cândido Reis
Diário da Manhã – GO - 04/06/2010

O que podemos observar regularmente é que os homens são mais predispostos a acreditar que as mulheres têm relações sexuais somente quando se apaixonam e que as mulheres acreditam que os homens têm relações sexuais, mesmo quando não estão apaixonados. As pesquisas têm documentado que a maioria dos homens se torna muito mais ciumentos nos casos de infidelidade sexual do que infidelidade emocional e que a maioria das mulheres vê a infidelidade emocional, pior do que a traição sexual. A verdade que se verifica em todo o mundo é que, em matéria de ciúme, as mulheres são o oposto dos homens. 
A teoria tradicional tem como base as origens evolucionárias: os homens aprenderam com o tempo a serem hiper-vigilantes sobre sexo, porque nunca tinham certeza absoluta de ser o pai de uma criança, enquanto as mulheres se mostravam muito mais preocupadas em ter um parceiro que tivesse comprometimento com a família.
Com a dinâmica do universo científico, novas pesquisas sugerem uma explicação complementar, ou melhor, contemporânea sobre o tema. Um novo estudo não questiona fundamentalmente a diferença entre os sexos sobre o fenômeno ciúme, ele sugere que a relevância está nas diferenças individuais da personalidade e não na diferença de gênero. Na Universidade Estadual da Pensilvânia, os cientistas do campo da psicologia, Kenneth Levy e Kristen Kelly, afirmaram que existe um conjunto notável de homens que se angustia mais diante da traição emocional do que da infidelidade sexual. Algumas pessoas - homens e mulheres - são mais seguras em seus relacionamentos enquanto outras tendem a ser mais necessitadas de uma estreita relação de apego. Psicólogos vêm esta busca de autossuficiência como uma estratégia defensiva - a proteção contra sentimentos profundos de vulnerabilidade. Para os pesquisadores, esses indivíduos tendem a se preocupar com os aspectos das relações sexuais, em vez de intimidade emocional.
Semelhante a estudos anteriores que examinaram as diferenças sexuais do ciúme, Levy e Kelly perguntaram a homens e mulheres o que seria mais angustiante - a infidelidade sexual ou a infidelidade emocional. Os resultados, publicados na revista da Association for Psychological Science, demonstraram que aquelas pessoas com um estilo de vinculação superficial se preocupavam mais com a infidelidade sexual do que a infidelidade emocional e aquelas bem presas nos relacionamentos – incluindo homens, firmemente agarrados – eram muito mais prováveis de receber a traição emocional de forma mais perturbadora. 
Os cientistas comemoraram o resultado do estudo enfatizando seu valor contributivo para adição de novos dados às pesquisas anteriores, sugerindo que a promoção da intimidade emocional pode ser um meio eficaz para a redução do ciúme sexual, um dos estimuladores da violência doméstica.

Renner Cândido Reis é psicólogo e psicoterapeuta,  especialista em Psicoterapia Psicanalítica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters