terça-feira, julho 06, 2010

Aos poucos tráfico retoma espaço perdido para as UPPs

PACIFICAÇÃO
Aos poucos tráfico retoma espaço perdido para as UPPs
Jorge Antonio Barros - 05.7.2010 – Blog Repórter de Crime – O Globo
Alguma coisa está fora da ordem em algumas Unidades de Polícia Pacificadora (UPP). E não há dúvida de que a Secretaria de Segurança necessita apertar os parafusos do programa de favela-vitrine, que é a sensação da política de segurança e do governo do estado. Em menos de uma semana dois episódios revelam que a UPP pode fazer água antes mesmo das eleições. 
O primeiro  foi a reportagem de Vera Araújo, publicada no GLOBO, revelando que traficantes retomaram a venda de drogas na área da UPP da Cidade de Deus. Um vídeo flagrou jovens vendendo e comprando drogas, a cerca de cem metros de um  carro da polícia pacificadora. Esse é o primeiro sinal de que, apesar de desarmados, os traficantes estão ignorando a implantação de UPPs. O relaxamento pode  ser resultado de algum novo pacto entre  policiais e traficantes. Como  se sabe, foi exatamente assim que fracassou o Gepae - Grupamento especial de Policiamento em Áreas Especiais, pioneiro no policiamento comunitário de favelas. Ao final desse projeto, os bandidos circulavam armados ao lado do posto do Gepae em várias favelas. Isso desmoralizou o programa.
A UPP da Cidade de Deus nunca foi planejada pela Secretaria de Segurança. Ela foi nascendo da ação de um comandante do 18º BPM (Jacarepaguá), que tentou retomar a área antes ocupada pelo tráfico.  Só que a Cidade de Deus é muito grande  e já tem  um caldo de cultura pró-tráfico muito difícil  de se erradicar. Há muita gente que simpatiza e até depende economicamente do tráfico. Há fortes vínculos entre traficantes  e moradores. A polícia já prendeu parentees e cúmplices do traficante Sam - que cumpre pena num presídio federal em Mossoró (RN). A tendência será o tráfico manter suas atividades lá ou a área ser finalmente dominada por milícias que já atuam na região de Jacarepaguá.
No sábado, O GLOBO publicou nova reportagem de Vera Araújo, mostrando que assim como o tráfico, a exploração de caça-níqueis também está liberada na área da UPP da Cidade de Deus (ver o vídeo).  Esse é outro indício de que a área pode ter sido loteada por policiais com influência no comando da UPP. Não é preciso haver envolvimento direto de  policiais da UPP para que os criminosos  deitem e rolem. Basta que eles façam vista grossa a pedido de colegas do 18º BPM, um batalhão frequentado por integrantes de milícias.
O outro sinal da instabilidade do projeto de pacificação, a meu ver, foi o episódio ocorrido no Cantagalo, no fim de semana. Na madrugada de ontem, um morador foi baleado durante troca de tiros de policiais da UPP e traficantes de fora, que começaram a atuar no local. E armados, contrariando as informações oficiais de que as armas foram banidas das mãos do tráfico em  áreas dominadas pela polícia.
Pela primeira vez, policiais da UPP começam a entrar no  rol de suspeitos de  violência policial. Esses agentes devem ser imediatamente substituídos se a Secretaria de Segurança não quiser ver a credibilidade dessa UPP ameaçada e, consequentemente, a de todo o programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters