domingo, julho 04, 2010

Juiz manda prender capitão-PM por desacato

BARRA DO PIRAÍ
Juiz manda prender capitão-PM por desacato
Publicado em 01/07/2010, às 20h58



O juiz da 2ª Vara Criminal de 2ª Vara Criminal , Murilo Teixeira Mello Júnior, mandou prender na tarde de ontem o capitão-PM Leonardo Gomes Zuma, lotado no Centro de Inteligência da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, por desacato.

Segundo o próprio policial, ele resolveu não esperar a audiência que participaria no Fórum da cidade, porque o juiz estaria atrasado. Zuma explicou que, como estava intimado para comparecer também em uma outra audiência em Valença, resolveu ir embora. De acordo com o capitão, ele recebeu uma ligação para que retornasse ao Fórum de Barra do Piraí.

O juiz teria indagado porque o policial foi embora sem a autorização dele. Mello Júnior teria alertado o capitão-PM, que em razão de sua atitude, ele poderia ser multado em um salário mínimo, por conduta indevida, além de estar sujeito às sanções administrativas cabíveis pela Polícia Militar. Zuma então teria respondido: "Já que o juiz falou em multa, quem é que multa um juiz por chegar atrasado em uma audiência?".

O fato foi testemunhado pelo promotor André Dikstein. Conforme o depoimento do próprio policial na 88º DP (Barra do Piraí), o juiz teria levantado da cadeira e disse que tinha mudado o parecer dele e anunciado que o multaria em um salário mínimo. Mello Júnior determinou ainda que um escrivão que estava na sala da audiência preparasse a ata e transcrevesse tudo o que ele e o promotor tinham testemunhado.
 Em seguida, o magistrado chamou um cabo para conduzir Zuma para uma cela do Fórum. O capitão disse que tinha direito se ser levado por um oficial. "O juiz disse que não se interessava pelas normas militares", contou Zuma ao depor na delegacia, acrescentando que não ficou no xadrez, mas em uma sala.

A comandante do 10º Batalhão da PM (Barra do Piraí), coronel-PM Kátia Néri Boaventura, designou um oficial que acompanhou o suspeito até a delegacia, onde ele foi autuado por desacato, crime pelo qual responderá em liberdade.
Segundo testemunhas, o juiz determinou que o fato fosse informado à Corregedoria Geral da PM, na Corregedoria Unificada e ao comando do 10º BPM, e que eles deveriam instaurar procedimentos administrativos e disciplinares cabíveis. O capitão teria retornado ao Rio, escoltado por PMs. Zuma chegou a ser aspirante a oficial no 10º BPM (Barra do Piraí, onde ser tornou capitão-PM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters