terça-feira, julho 13, 2010

Marina critica política de inflação e promete corte de gastos

Marina critica política de inflação e promete corte de gastos

Publicada em 13/07/2010 às 16h09m
Reuters/Brasil Online
RIO DE JANEIRO (Reuters) - Em discurso a empresários no Rio de Janeiro, a candidata do PV à Presidência da República, Marina Silva, afirmou nesta terça-feira que, se eleita, mudará a estratégia adotada pelo atual governo no combate à inflação reduzindo os gastos público.
Apesar das críticas ela afirmou que pretende manter os acertos da atual política econômica.
"Vamos controlar a inflação com o controle de gastos públicos e sair do vício dos juros", afirmou, durante palestra na Associação Comercial do Rio de Janeiro, referindo-se à taxa básica de juro Selic, administrada pelo Banco Central, para o controle da inflação.
"Vamos cortar todos os gastos da ineficiência. Quando o Estado é transparente, a eficiência é maior. Outro dia eu li que a gente gasta três por cento do PIB com corrupção... Com certeza cortaria o gasto do fisiologismo do Brasil", disse Marina a jornalistas após sua apresentação.
Como comparação, Marina afirmou que o Brasil gasta cinco por cento do seu Produto Interno Bruto (PIB) em educação e destacou a necessidade de elevar os investimentos na área.
"Estamos à beira de um apagão em recursos humanos, sem investimentos em ciência e tecnologia e em conhecimento. Sem investimentos não faremos jus às oportunidades que se avizinham", declarou.
Evitando dar detalhes, Marina também criticou a proposta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de criar uma nova estatal em seu governo, voltada para a área de seguros, batizada de Segurobras.
"Não tenho condições técnicas de avaliar o mérito, mas acho que a proliferação de mais e mais empresas não seja a solução para o Brasil".
"Acredito no Estado necessário mobilizador, e não no Estado provedor. Temos espaço para que surjam mais parcerias entre Estado e empresas privadas", concluiu.
(Reportagem de Rodrigo Viga Gaier)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters