sábado, julho 03, 2010

Obama expressa preocupação com restrições às liberdades e corrupção

Obama expressa preocupação com restrições às liberdades e corrupção
03/07/2010-21h30 - DA EFE, EM WASHINGTON

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, expressou neste sábado preocupação com as restrições à liberdade e a corrupção que ameaçam o processo democrático em alguns países, no décimo aniversário da Comunidade das Democracias.
Os Estados Unidos "permanecem firmemente comprometidos" com os esforços da Comunidade das Democracias, uma organização intergovernamental para a promoção de políticas democráticas, assegurou Obama em comunicado divulgado pela Casa Branca.
Segundo o líder americano, um desafio deste fórum internacional é apoiar os países que passam por transições democráticas e combater "as ameaças ao processo democrático".
"Aos Estados Unidos, preocupam em particular a propagação de restrições à sociedade civil, o crescente uso da lei para limitar em vez de fomentar a liberdade, e a corrupção generalizada que estão solapando a fé dos cidadãos em seus Governos", assinalou Obama.
O governante não fez menção específica a nenhum país onde, segundo sua opinião, persistem as restrições à sociedade civil.
Hillary Clinton
No entanto, em Cracóvia (Polônia), durante uma reunião de chanceleres para celebrar o aniversário da Comunidade, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, afirmou hoje que certos Governos intolerantes no mundo estão "reprimindo lentamente" diferentes grupos civis que exercem um papel importante no desenvolvimento da democracia.
Hillary mencionou vários Governos, como os de Congo, Etiópia, Cuba, Egito, Irã, Venezuela, China e Rússia.
Por outro lado, Obama elogiou a liderança da Lituânia à frente da Comunidade das Democracias, estabelecida sob a chamada Declaração de Varsóvia e que inclui os EUA e outras 105 nações.
"Parabenizo a celebração dos primeiros dez anos da Comunidade e acho que seu papel no fomento de uma cooperação firme e eficaz entre as democracias do mundo é fundamental para confrontar os desafios pela frente", ressaltou.
Segundo ele, "trabalhando juntos por meio de alianças podemos promover a dignidade de todos os seres humanos e os direitos que são universais". 

2 comentários:

  1. JÁ ESTAMOS DISPONIBILIZANDO VIA E-MAIL NOSSOS NOVOS CARTÕES DO BOLSA PALHAÇO (MODELO ACIMA), PARA TANTO OS INTERESSADOS QUE PATRIOTICAMENTE QUISEREM OSTENTAR EM SEU BLOG OU SITE, POR FAVOR FAÇAM UM COMENTÁRIO, COLOCANDO NO MESMO O NOME A SER IMPRESSO NO CARTÃO E O E-MAIL! PRECISAMOS DIFUNDIR ESTA IDEIA! AFINAL TODOS TÊM DIREITO! POR QUE NÃO NÓS? VEJAM A REPORTAGEM CLICANDO NO LINK "VOZ DO CIDADÃO":

    ResponderExcluir
  2. Eles nao mencionaram ANGOLA, nao consigo entender, Angola nao e muito diferente desses paises que a Hilary mencionou, um Presidente que ja esta no poder a mais de 20 anos e aonde a corrupcao e super acentuada, que ate parece ser normal. Aonde os jornalistas que falam contra o Presidente, os filhos do Presidente ou mesmo o governo e expulso.

    E necessario que o que acontece aqui em Angola seje divulgado pelo mundo inteiro. So para ver, da ultima vez que ouve eleicoes era suposto, ter eleicoes Partidarias e Presidencias, o povo votou nas partidarias, mas depois do partido no poder ganhar as partidarias, o Presidente decidio que nao haveriam mais eleicoes Presidencias e mudou a constituicao, para existir apenas eleicoes Partidarias aonde o cabeca de lista do Partido que ganhar e automaticamente apontado Presidente.

    Mais de 80% da populacao e analfabeta, e essa populacao analfabeta nao entende nada disso, mesmo pq ouve pouca publicidade sobre as mudanca e muito pouco tempo.

    A nova constituicao foi aprovada na epoca em que Angola albergou o ORANGE CAN AFRICA 2010 (CAMPEONATO AFRICANO DE FUTEBOL) eles aproveitarao a euforia do futebol para aprovarem a constituicao que somente beneficia a algumas pessoas e nao a nacao.

    E necessario que tudas essas acoes sejam divulgadas porque de tanto analfabeto que e nunca ira revendicar seus direiitos, nesse caso ficando a mercer de ajuda international.

    OBS: Nesse momento a capital de Angola e uma das cidades mais caras do mundo, analistas falam em crescimento economico quando a pobreza e cada vez mais alta.

    ResponderExcluir

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters