sábado, julho 03, 2010

Para ONGs, enchente foi causada pelo descaso

Para ONGs, enchente foi causada pelo descaso
Letícia Lins – RECIFE – O Globo

A enchente que atingiu 67 municípios pernambucanos e deixou desabrigadas ou desalojadas mais de 80 mil pessoas não é uma tragédia natural, mas uma catástrofe social, política, econômica e ambiental, de acordo com nota divulgada ontem em Recife por 17 organizações não-governamentais que atuam na defesa dos Direitos Humanos ou de preservação do meio ambiente. No documento, as ONGs lembram que a inundação foi a repetição, mais grave, de um fenômeno já registrado há uma década.
“Dez anos atrás, as populações da Zona da Mata de Pernambuco (onde se concentra a agroindústria açucareira) sofreram com enchentes que destruíram casas, comércio, plantações, prédios públicos, ruas, caminhos. Ações emergenciais e de reconstrução foram feitas. Assim, tudo voltou ao seu lugar. Dez anos depois, as chuvas do inverno nordestino provocaram enchentes em proporções infinitivamente mais devastadoras do que em 2000", lembram as ONGs.
Para as ONGs, a tragédia foi causada pela ausência de políticas como planos de habitação e regularização fundiária para áreas urbanas e rurais . As entidades lembram que locais atingidos ainda estão sem eletricidade e que a limpeza dos entulhos vem sendo feita lentamente.
As ONGs acrescentaram no documento que a maior parte das vítimas vive de comércio informal, e a população analfabeta sobrevive do corte de cana ou da agricultura familiar, o que torna inócuas a liberação de recursos de benefícios sociais como o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters