sábado, julho 24, 2010

Sai na frente quem tem mandato

Sai na frente quem tem mandato
Benefícios de quem ocupa cargo público ajudam, até indiretamente, na campanha
Correio Braziliense

Por mais que a Justiça Eleitoral se esforce para enquadrar a atuação de candidatos que têm máquinas administrativas nas mãos, estruturas de apoio de todos os níveis do Executivo e do Legislativo se fazem presentes na campanha.
As regras que impedem gastos com publicidade institucional, nomeações, abertura de concursos, inauguração de obras e concessão de benesses não tiram do candidato em exercício do mandato uma série de benefícios que os concorrentes não têm, como a utilização de aeronaves, carros oficiais e gastos com verbas indenizatórias, que podem ser atribuídos ao mandato, mesmo durante o período eleitoral.
Travestida como núcleo responsável pela segurança de governadores e de prefeituras, a Casa Militar é apontada como a estrutura de maior importância para chefes do Executivo. Além de elaborar a logística de transporte aéreo e terrestre, a Casa Militar detém os “mecanismos de inteligência”, responsáveis por “adiantar” crises ou movimentos agressivos de adversários políticos.
“Tem a estrutura do governo, a imagem, os cargos políticos, cargos em comissão. É difícil enfrentar uma máquina”, afirma o deputado Albano Franco (PSDBSE), ex-governador de Sergipe.
Além dos jatinhos, dos helicópteros e dos carros, governadores, por exemplo, têm o assessoramento das Casas Civis. As secretarias também facilitam a vida de um governante. Decisões com impacto na vida dos cidadãos, mudanças no tráfego para facilitar comícios e multas por colocação de faixas são atribuições do órgão. O poder de interferência nas secretarias também facilita a organização de eventos que necessitam da atuação de entidades públicas como a polícia militar e de licenças para aglomeração de pessoas. “É desleal concorrer com quem tem a máquina. Mesmo indiretamente, o candidato acaba levando vantagem", afirma o deputado federal Alberto Fraga (DEM-DF), ex-secretário de Transporte do DF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters