domingo, agosto 08, 2010

Presidenciáveis divergem sobre iraniana

Presidenciáveis divergem sobre iraniana
Serra diz que oferta de asilo é tardia diante da 'relação carinhosa' de Lula com regime ditatorial de Ahmadinejad
Desirée Miranda Especial para O GLOBO

BELO HORIZONTE. O candidato do PSDB à presidência da República, José Serra, criticou ontem o relacionamento do governo brasileiro com o Irã e a posição no caso da iraniana Sakineh Mohammadi Ashtiani, condenada à morte por ter se relacionado com dois homens depois que o marido morreu.
Serra disse que a decisão do presidente Lula de oferecer asilo a Sakineh foi tardia. E que a aproximação de Lula com o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, não combina com a política de direitos humanos praticada no Brasil: — O Brasil tem uma Secretaria da Mulher, uma espécie de Ministério da Mulher. Não combina com o fato de considerarmos de maneira carinhosa, com amizade, um governo, uma ditadura como a do Irã, que condena uma mulher a morrer por apedrejamento. Enterram a mulher até a cintura e apedrejam até morrer, sob a acusação de que depois de viúva ela teve dois namorados.
Para Serra, o Brasil deveria ter uma posição internacional de condenação ao governo que faz isso. No mês passado, Lula ofereceu asilo a Sakineh, mas o governo do Irã recusou.
Serra participou de encontro com a militância feminina do PSDB, em Belo Horizonte. Prometeu que, se eleito, vai disponibilizar mamografias para todas as mulheres acima de 40 anos de idade. Ele também disse que vai estender o programa Mãe Paulistana a todo o país.
— Na saúde, eu agora tenho uma proposta, que é fazer o Mãe Brasileira. Se a mulher fica grávida, ela tem um médico do lado. Este médico orienta seis exames pré-natais, que são os necessários para saber se tem problema na hora do parto. Tem atenção no parto, tem o pós-natal e até o enxovalzinho para a criança se as mulheres forem de família modesta.
Ontem foram comemorados os quatro anos da implementação da Lei Maria da Penha, que tornou mais rigorosa as penas para os crimes de violência contra a mulher.
Marina Silva, do PV, também participou ontem à noite, no Rio, de um encontro com mulheres na Zona Norte da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters