quinta-feira, setembro 09, 2010

Unesco: dois terços do total de analfabetos do mundo são mulheres

Unesco: dois terços do total de analfabetos do mundo são mulheres
Quase 800 milhões de pessoas são apontadas como analfabetas no mundo, sendo que 14,1 milhões estão no Brasil; elas são as mais atingidos pela fome e por crises econômicas

No Brasil, a taxa de analfabetismo caiu 1,8 ponto percentual nos últimos cinco anos e registrou 9,7% em 2009, sendo que o Nordeste é a região com pior desempenho

Das 796 milhões de pessoas apontadas como analfabetas no mundo, dois terços (cerca de 530 milhões) são mulheres. Os dados foram divugados nesta quarta-feira (8) pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). Na tentativa de buscar alternativas para melhorar esses números e redefinir metas, especialistas se reúnem a partir de quinta (9) até sábado (11) em Atenas (Grécia), no fórum "Igualdade e Gênero: Um Elo perdido?".
Pelos estudos, os analfabetos também são os mais atingidos por problemas causados pela fome e por crises econômicas. No Brasil, a taxa de analfabetismo caiu 1,8 ponto percentual nos últimos cinco anos e registrou 9,7% em 2009. Na região Nordeste, reconhecida historicamente por ter o maior número de iletrados do País, a taxa caiu de 22,4% (2004) para 18,7% (2009). A informação foi divulgada nesta quarta pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que contabilizou 14,1 milhões de pessoas que não sabiam ler ou escrever em 2009.
A pesquisa mostrou ainda que houve um aumento do nível de escolaridade no Brasil em todas as regiões do País. Os indicadores mostraram que a proporção de crianças de seis a 14 anos que frequentava a escola foi maior do que 96%. Entre a população com dez anos ou mais, o tempo de estudo médio chegou a 7,2 anos. Esse tempo representa um aumento de 0,6 ano na média registrada em 2004.
Fonte: Abril Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters