segunda-feira, maio 24, 2010

Eugénio Outeiro

"este esvarar de areia sobre as costas
estes finos tremores no interior do braço
este formigueiro no peito feito de coração
este voar das borboletas na barriga
são as carícias que colho das ausências
é a minha forma de fazer o amor
mas na distância"
Eugénio Outeiro

Eugénio Outeiro Nasceu há 33 anos na Ilha de Arousa, mas logo se mudou com os seus pais para Ponte Vedra, com 7 anos, e foi lá que realizou os seus estudos primários e secundários.
Os seus pais educaram-no em castelhano, embora falassem galego entre eles. Por isso nom gosta de se considerar um neo-falante, mas um "falante recuperado", desde que com 17 anos decidisse mudar de língua em favor do galego.
Foi na universidade em Compostela que teve conhecimento da dimensão planetária da nossa língua por meio de um recém conhecido, que acabaria por se tornar bom amigo. Foi ele que o convenceu para adaptar uns poemas que tinha escrito, que acabariam por se publicar na revista Agália. Esta descoberta espantosa levou-o também a deixar os seus estudos de Filologia Hispânica e abraçar a titulaçom de Filologia Portuguesa, que acabaria por tirar seis anos depois.
Na universidade dedicou grande parte do seu tempo de estudo a organizar-se em diversos coletivos, como a Assembleia Reintegracionista Bonaval, A.N.E.L. ou o MDL. Esta deriva acabou por levá-lo a entrar, já acabados os estudos, na AGAL e, nela, na equipa do Portal Galego da Língua, onde ainda hoje é Diretor Técnico e responsável pelo site de Blogues.
Ganha a vida como professor de Português, circunstância que o levou a passar seis anos da sua vida no País Valenciano, na cidade de Alacant. Hoje em dia, já de volta na Galiza, dá aulas na Escola Oficial de Idiomas de Vila Garcia.
O seu gosto pelas artes e a literatura levou-o a escrever muitos poemas, alguns dos quais fizeram parte do livro que o Ateneu de Ponte Vedra lhe publicou em 2002: Às Vezes Vida. Outros poemas, no entanto, nunca viram os papel impresso, mas foram lidos seguramente por mais gente no seu blogue: Intra! (antes, Monólogos de Extramuros). Foi também no seu blogue que escreveu alguns artigos sobre o reintegracionismo, alguns dos quais chegaram a ser publicados também noPGL.
Blogue: http://extramuros.agal-gz.org
Correio-e: eugeniote [arroba] agal-gz.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters