sábado, maio 15, 2010

Juiz Baltasar Garzón é suspenso pela Justiça da Espanha

Juiz Baltasar Garzón é suspenso pela Justiça da Espanha
Por Inmaculada Sanz - Sexta-feira, 14 de maio de 2010 20:46 BRT
 MADRI (Reuters) - A Justiça espanhola suspendeu cautelarmente nesta sexta-feira o juiz da Audiência Nacional Baltasar Garzón, acusado de prevaricação por ter tentado investigar crimes do franquismo. A decisão sobre a autorização para que ele se transfira para o Tribunal Penal Internacional de Haia também foi adiada.
Garzón está há mais de 20 anos na Audiência Nacional, cargo em que se notabilizou pelo empenho em perseguir violações de direitos humanos, dentro e fora da Espanha.
A decisão unânime da Comissão Permanente do Conselho Geral do Poder Judiciário foi criticada em vários setores políticos e sociais ligados a questões de direitos humanos.
O processo contra Garzón foi movido pelo sindicato Mãos Limpas e pelo partido Falange Española, posteriormente afastado do caso por irregularidades processuais. Esses grupos de direita alegam que Garzón não poderia investigar crimes da ditadura de Francisco Franco, que já estariam anistiados.
A vice-primeira-ministra María Teresa Fernández de la Vega disse que o governo respeita a decisão do conselho da magistratura, mas preserva a "presunção de inocência" em relação a Garzón.
(Reportagem adicional de Teresa Larraz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters