sábado, maio 15, 2010

Palestinos lembram aniversário de êxodo após criação de Israel

Palestinos lembram aniversário de êxodo após criação de Israel
France Presse
GAZA, 15 Mai 2010 (AFP) -Os diversos movimentos palestinos mostraram neste sábado sua vontade de unidade ao lembrar o aniversário da "Nakba" (Catástrofe), o êxodo realizado pelos palestinos após a criação de Israel em 15 de maio de 1948 e a guerra entre israelenses e árabes que se seguiu.
Neste ano, as cerimônias ocorrem quando israelenses e palestinos dão início, sem grandes expectativas, às negociações de paz indiretas.
Em Gaza, cerca de 4 mil manifestantes fizeram uma passeata a partir do Conselho Legislativo Palestino (CLP, Parlamento) até a representação das Nações Unidas, após a convocação dos movimentos palestinos, em especial o Fatah do presidente da Autoridade Palestina Mahmoud Abbas e o grupo islâmico Hamas.
Estes movimentos entraram em disputa desde que o Hamas se apoderou de Gaza em junho de 2007, mas quiseram mostrar seu entendimento com relação ao direito de regresso para os refugiados palestinos.
Mais de 760 mil palestinos foram obrigados a partir de seus territórios pelo avanço das forças judaicas que os expulsaram de suas casas há 62 anos. Atualmente, a ONU estima que sejam cerca de 4,7 milhões de refugiados.
As manifestações continuam na Cisjordânia, onde está previsto um encontro para a próxima segunda-feira diante da tumba de Yasser Arafat, líder histórico do movimento nacional palestino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters