terça-feira, maio 04, 2010

O retorno do brilho da belle époque carioca

O retorno do brilho da belle époque carioca
Após mais de um ano e sete meses de reformas, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro reabre suas portas e apresenta balé inédito no Brasil

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro, construído no início do século XX como parte de um projeto de modernização da capital carioca, voltou a funcionar no último domingo, dia 02 de maio. A casa de espetáculos, que desde 2008 está passando por um grande processo de restauração, operou com 80% de sua capacidade, já que as reformas ainda não foram totalmente concluídas. Na ocasião da reinauguração, os ingressos para o espetáculo Carmen, de Roland Petit (até então inédito no Brasil), foram vendidos com desconto de 50%. A obra de recuperação e modernização – a maior reforma da história do teatro – já custou R$ 65 milhões e está trazendo de volta o brilho do projeto inicial. O dourado das cúpulas do telhado, assim como da águia de 6 metros que enfeita a fachada, foi restaurado por uma empresa francesa especializada, responsável pela douração da tocha da Estátua da Liberdade, da própria Ópera de Paris e do Palácio de Versalhes. 
Outro destaque do teatro repaginado é um painel de 16 x 3 metros do pintor italiano Eliseu Visconti, que estava escondido atrás de uma parede e foi descoberto por um eletricista quando trabalhava na troca da fiação. A casa de espetáculos foi inaugurada no dia 14 de julho de 1909, com direito a um discurso inaugural proferido pelo poeta Olavo Bilac. Não por coincidência, a abertura ocorreu na data nacional francesa (Queda da Bastilha): naquela época, o Rio de Janeiro vivia sua “belle époquetropical” e pretendia se transformar na “Paris dos trópicos”. Sob gestão do prefeito Pereira Passos, a então capital federal passava por um extenso plano de modernização e “europeização”. A reabertura total do Theatro Municipal foi adiada diversas vezes desde o dia 14 de julho de 2009, data em que se pretendia originalmente entregar a obra ao público carioca. A previsão é de que até 27 de maio deste ano a casa de espetáculos já tenha sido completamente reaberta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters