sexta-feira, junho 25, 2010

Novo exame de urina pode diagnosticar mal de Alzheimer

Novo exame de urina pode diagnosticar mal de Alzheimer
Portuguese
Um simples exame de urina pode revelar uma possível predisposição ao desenvolvimento do mal de Alzheimer, segundo afirma um grupo de pesquisadores da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos. De acordo com os cientistas, o novo teste facilitará o diagnóstico e o acompanhamento do desenvolvimento da doença.

Os cientistas da faculdade de Medicina da Universidade da Pensilvânia descobriram que o exame de urina pode detectar vestígios de deterioração normalmente associada à condição conhecida como MCI - deterioração gognitiva branda - que inclui a perda de memória, um dos sintomas iniciais do mal de Alzheimer. Os pesquisadores descobriram que a urina pode conter isoprostanos, elementos químicos que segundo os cientistas são liberados pelo cérebro em conseqüência da doença.

MCI   Normalmente, metade dos pacientes diagnosticados com MCI desenvolvem o mal de Alzheimer nos quatro anos seguintes. Domenico Pratico, um dos pesquisadores do grupo da Universidade da Pensilvânia, disse que se o exame de urina for feito precocemente, pode ajudar os médicos a retardar o desenvolvimento da doença. "Este é o primeiro exame não-invasivo capaz de prever o mal de Alzheimer através de um diagnóstico clínico", disse o médico. "Como não há cura para o mal de Alzheimer, o novo exame de urina dá aos médicos a possibilidade de retardar o desenvolvimento da doença", acrescentou o doutor Pratico.

Versão simplificada Durante a pesquisa, cujo resultado foi publicado em Archives of Neurology, o doutor Pratico e sua equipe analisaram 123 pacientes, sendo 50 portadores do mal de Alzheimer e 33 que apresentavam sintomas de MCI. O novo exame de urina ainda não se encontra amplamente disponível, mas agora a equipe de cientistas está empenhada em desenvolver uma versão simplificada.
Rebecca Wood, presidente da Alzheimer´s Research Trust disse que o novo exame pode representar uma nova esperança para os pacientes que sofrem da doença.
"É sabido que o diagnóstico precoce é a única chance que temos de oferecer um tratamento eficaz de longo prazo para essa doença devastadora", disse Rebecca. "Os resultados da pesquisa parecem promissores, mas ainda será necessário fazer estudos mais detalhados para ampliar os benefícios encontrados", acrescentou ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters