quarta-feira, junho 02, 2010

Veja a imagem da cratera causada pela tempestade na Guatemala

Veja a imagem da cratera causada pela tempestade na Guatemala

O Dia Online

Segundo geólogos, novos buracos podem aparecer

Rio - A tempestade tropical Agatha que tem provocado inúmeros danos e mortes aos países da América Central deixou rastros inacreditáveis. Na foto abaixo, no lugar onde hoje fica essa enorme cratera de no mínimo 60 metros de profundidade, existia um prédio de três andares que foi literalmente "engolido" pela força da natureza. Agatha já matou pelo menos 146 pessoas por toda a América Central e tem causado prejuízos as economias principalmente da Guatemala e de El Salvador - a plantação de café desses dois países foi danificada.
A imagem da cratera na Guatemala é impressionante | Foto: Reprodução
"Eu não tenho ninguém para me ajudar. Vi a água tomando tudo", disse chorando Carlota Ramos, moradora da cidade de Amatitlan, próxima a Cidade de Guatemala, capital do país. Com o nascer do dia, as equipes de resgate exaustas continuavam trabalhando arrastando pedras e troncos de árvores das ruas e de cima das casas, na busca por desaparecidos.

"Nós temos apenas pás e picaretas. Não há máquinas", afirmou o bombeiro Mario Cruz, sem parar de trabalhar desde a noite de sexta-feira. Cerca de 123 pessoas já morreram só na Guatemala e outras 59 estão desaparecidas no país. Helicópteros transportam barracas e suprimentos médicos para cidades mais distantes na costa do Pacífico da Guatemala. O governo norte-americano doou 113 mil dólares para ajudar na compra de suprimentos de emergência e disponibilizou helicópteros particulares para auxiliar no socorro. O governo da Guatemala deve pedir ajuda nos próximos dias. Mais de 94 mil pessoas foram evacuadas da capital.
Segundo geólogos, buracos como o que surgiu na segunda-feira podem voltar a aparecer. Eles são causados pelo excesso de água da chuva que vai perfurando rochas porosas abaixo da superfície, enfraquecendo o solo e criando uma série de cavernas e grutas (espaços). A Guatemala também sofreu na semana passada, na ocasião por conta do vulcão Pacaya que entrou em erupção, fazendo com que o Aeroporto Internacional do país ficasse fechado por alguns momentos. Próximo ao local do buraco, em 2007, três pessoas morreram em uma abertura na terra, similar a essa.
Em 2007 região foi palco de algo parecido | Foto: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters