quarta-feira, julho 07, 2010

Campanha esquenta no Twitter

Campanha esquenta no Twitter
Marina foi a única a divulgar o número do partido
Duilo Victor

Na primeira eleição presidencial da era das redes sociais da internet, o corpo-a-corpo virtual começou para valer ontem. O Twitter, site em que internautas publicam mensagens de até 140 caracteres, foi um termômetro para medir a popularidade dos principais candidatos no pontapé inicial da campanha.
Ontem, o perfil da candidata Marina Silva (PV) foi a que mais avançou em número de seguidores neste início: 1.567. José Serra (PSDB) conseguiu 1.189, e Dilma Rousseff (PT), 365. O levantamento foi feito com base em dados do site Twitter Counter e nos próprios perfis dos candidatos, até as19h50m.
Notívago, Serra aproveitou a madrugada para comemorar o resultado das escolas paulistas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), e colocar o primeiro vídeo de um militante do partido pedindo voto para ele. No site oficial, Serra faz referência ao primeiro dia de campanha, em Curitiba.
Na página, no entanto, ainda não há referência direta ao número do partido.
Já Dilma aproveitou para divulgar a agenda que fez ontem, em Porto Alegre, e convocar eleitores: “Chegou a hora de ir às ruas.
Queremos uma campanha de alto nível...”. E nada de divulgar o número de campanha.
De acordo com a legislação eleitoral, candidatos só podem mandar e-mail para eleitores que se cadastrarem no site. Dilma aproveitou sua página oficial para pedir o cadastro e começou a campanha à 0h48m da terçafeira, com a primeira mensagem eletrônica.
Com o título “Agora é Dilma”, o corpo do e-mail manda uma mensagem para a campanha de Serra, mas sem citá-lo: “Se eles insistem em dizer que podem mais, nós mostraremos que blefar não basta!”.
Marina Silva foi a única que associou seu rosto ao número do PV. De cara, tem um link para que o internauta cadastre seu e-mail com a intenção de fazer doações para a campanha.
No Twitter, não pediu voto. Ela respondeu a leitores, chamou atenção para o Código Florestal e aproveitou para divulgar que visitaria Campo Limpo, em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters