sexta-feira, julho 02, 2010

Paquistão entra em estado de alerta após duplo atentado

Paquistão entra em estado de alerta após duplo atentado

Lahore, segunda cidade do Paquistão, se encontrava nesta sexta-feira em estado de alerta máximo, um dia depois de um duplo atentado num mausoléu sufi lotado de peregrinos muçulmanos, que causou a morte de 42 pessoas e ferimentos em 180.
Os talibãs ligados à Al-Qaeda e a grupos aliados paquistaneses negaram estar envolvidos nos ataques. No entanto, Lahore, megalópole 10 milhões de habitantes no leste do país, costuma ser alvo privilegiado para os ataques dos rebeldes.
"Não somos os responsáveis por estes atentados, é um complô organizado por agências secretas estrangeiras. Vocês sabem que não atacamos lugares públicos", afirmou por telefone à AFP o porta-voz do Movimento dos Talibãs do Paquistão (TTP).
As explosões ocorreram no santuário Data Darbar, um imenso complexo no centro da cidade, que abriga o túmulo de um santo sufi, recebendo milhares de peregrinos a cada quinta-feira à noite, explicou à AFP o chefe da polícia de Lahore, Aslam Tareen.
"Encontramos as cabeças e os corpos dos suicidas", disse Pervez. "Tentamos determinar como puderam entrar no local, que conta com um forte dispositivo de segurança".
Um primeiro camicase acionou seu colete com explosivos no pátio do complexo religioso. Um segundo terrorista se explodiu no local onde se sentam para meditar numerosos peregrinos, disse Chaudhry Shafiq, um oficial da polícia de Lahore.
O santuário abriga o túmulo de Hazrat Syed Ali bin Usman Hajweri, conhecido por Data Ganj Bajsh, nascido em Ghazni, no centro do Afeganistão, e que percorreu o sul da Ásia no século XI para difundir o Islã e converter numerosas pessoas.
Hazrat Chaudhry Shafiq morreu em Lahore, em 1077. Os ataques de Lahore não foram reivindicados, mas as autoridades suspeitavam dos talibãs paquistaneses aliados à Al-Qaeda, assim como outros grupos islâmicos, são responsáveis por uma onda de atentados sem precedentes.
Nestes últimos meses, seu principal alvo foi Lahore. Há um mês, em 28 de maio, mais de 800 pessoas morreram em Lahore em ataques simultâneos cometidos por suicidas fortemente armados, membros de duas mesquitas de uma seita minoritária do Islã, os ahmadis.
Depois de duas horas de confrontos, a polícia conseguiu capturar dois dos terroristas. Um terceiro explodiu sua jaqueta de explosivos. Em 12 de março, um duplo atentado suicida dirigido contra militares em Lahore deixou 57 mortos.
Quatro dias antes, também em Lahore, um suicida ao volante de um carro-bomba explodiu um quartel da polícia, matando 15 oficiais e civis. Cerca de 400 atentados e ataques deixaram quase 3.450 mortos nos últimos três anos em todo o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters