segunda-feira, julho 12, 2010

Rússia: Irã está perto de ter meios para criar arma nuclear

Rússia: Irã está perto de ter meios para criar arma nuclear


O Irã está perto de obter os meios para fabricar uma arma nuclear, declarou nesta segunda-feira o presidente russo, Dmitri Medvedev, afirmação de surpreendente firmeza por parte da Rússia sobre o controvertido programa nuclear iraniano.
"O Irã se aproxima da posse de algo potencial que, a princípio, pode ser utilizado para fabricar uma arma nuclear", afirmou Medvedev, citado pela agência Interfax, durante uma reunião com os embaixadores da Rússia.
Esta declaração é uma nova mostra do endurecimento da posição da Rússia em relação ao Irã e a seu programa nuclear, apesar dos países manterem tradicionalmente boas relações.
Segundo a Interfax, Medvedev lamentou que a posse de tal potencial não seja em si uma violação do Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP): "É um dos problemas", estimou, considerando, além disso, que "a parte iraniana não se comporta da melhor maneira".
A Rússia votou em junho, junto com as outras grandes potências do Conselho de Segurança da ONU, um quarto pacote de sanções financeiras e militares contra o Irã por causa de seu programa nuclear.
"As sanções têm um sentido, são um sinal destinado a estimular o processo de negociações. Agora é necessário ter paciência e haver uma retomada rápida do diálogo com Teerã", afirmou o presidente russo.
"Se a diplomacia deixar passar esta oportunidade, será um fracasso coletivo", acrescentou.
"Nós pedimos sistematicamente a Teerã que dê mostras da abertura e cooperação necessárias para a AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica)", enfatizou Medvedev.
O Irã, que afirma que seu programa nuclear tem objetivos puramente pacíficos, indicou na semana passada que poderá retomar com certas condições o diálogo com o grupo 5+1 (EUA, Rússia, China, França, Grã-Bretanha e Alemanha).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters