domingo, outubro 31, 2010

As obras que navegam nas águas da polêmica

As obras que navegam nas águas da polêmica
Novo presidente herdará projetos como a usina de Belo Monte, a transposição do São Francisco e a implantação do trem-bala, que estão entre os mais caros do PAC
O Globo - BRASÍLIA, RECIFE e RIO.
Três megaprojetos. Três orçamentos bilionários.
 O presidente que será eleito hoje herdará obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que ficaram no meio do caminho: a implantação do trem-bala entre Rio, São Paulo e Campinas; a construção da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, e a transposição do Rio São Francisco, a única já em curso.
O desafio não é apenas financeiro — as obras somam R$ 59 bilhões. Desde a greve de fome do bispo da cidade baiana de Barra, Dom Flávio Cappio, a transposição do São Francisco rema contra uma maré de críticas.
A construção de Belo Monte também foi alvo de uma enxurrada de protestos: de populações indígenas ao cineasta James Cameron, de “Avatar”. Já o trem-bala, projeto mais ambicioso do PAC, tem pela frente um caminho pontilhado de dúvidas.
A candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, promete dar continuidade aos três projetos.
José Serra (PSDB), mesmo com críticas ao modo pelo qual o atual governo conduziu Belo Monte e a transposição do São Francisco, diz que continuará essas obras. Quanto ao trem-bala, sustenta que é preferível deixar o projeto a cargo da iniciativa privada e usar recursos públicos na ampliação dos metrôs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters