terça-feira, dezembro 28, 2010

Distribuição de produtos da indústria farmacêutica cresce no Nordeste

Distribuição de produtos da indústria farmacêutica cresce no Nordeste
Maria Cristina Frias - Folha de S. Paulo - 28/12/2010
A distribuição de produtos da indústria farmacêutica refletiu neste ano a expansão do Nordeste, onde está o maior número de pessoas que recebem benefícios sociais, como o Bolsa Família.
A região se consolidou como a segunda colocada em participação na entrega de medicamentos, segundo a Abafarma (Associação Brasileira do Atacado Farmacêutico). Depois do Sudeste, foi o Nordeste que mais recebeu produtos da indústria.
Do total de unidades vendidas para as farmácias neste ano, 17,4% foram repassados para estabelecimentos nordestinos, ante os 17,29% registrados no ano passado.
A participação neste ano representa movimento de cerca de R$ 5,2 bilhões.
Para todo o país foram levados 2 bilhões de unidades de remédios.
"[O Nordeste] foi a única região que elevou sua participação nos últimos dois anos. O crescimento do PIB [Produto Interno Bruto] acima da média nacional e o aumento da renda refletiram em mais consumo e em maior demanda do varejo", afirma Luiz Fernando Buainain, presidente da Abafarma.
Farmácias do Sudeste foram o destino de 54,2% dos medicamentos neste ano. No ano passado, esse índice era de 54,7%. Apesar de leve, a queda representa uma tendência, segundo a entidade.
O Sul, que está em terceiro lugar com 16,9%, também caiu na comparação com o ano passado, quando registrava 17,1%.
COMÉRCIO FLUMINENSE EM ALTA
O faturamento do comércio do Estado do Rio de Janeiro cresceu 4% em novembro, ante o mesmo mês de 2009, segundo levantamento da Fecomércio-RJ.
No ano, o faturamento acumula alta de 2,8%.
Em novembro, todos os grupos pesquisados pela entidade registraram resultados favoráveis em relação a igual mês do ano anterior.
O aumento mais expressivo ocorreu no segmento de bens não duráveis, que teve alta de quase 6%, devido aos ganhos de massa salarial.
Combustíveis e lubrificantes também se destacaram (5,3%), impulsionados pela venda de veículos.
Os bens semiduráveis (3,5%) e os duráveis (2,4%) foram beneficiados pela expansão do crédito.
Entre os subgrupos, calçados (6,7%), supermercados (6,3%) e tecidos (4,8%) apresentaram os melhores resultados no mês, segundo a Fecomércio-RJ.
Banco da escola Cresce a demanda por treinamento "premium" para profissionais que atendem clientes de alta renda nos bancos. Na Trader Brasil Escola de Investidores, o número de alunos aumentou 150% após o lançamento de cursos on-line para profissionais que trabalham em instituições financeiras, inclusive em corretoras.

Carga... O volume de carga escoada pelo aeroporto do município de Jundiaí (SP) ficou em 653 mil toneladas entre janeiro e novembro. O número representa crescimento de 157% nos últimos 12 meses.
...na pista A administração do aeroporto espera superar 700 mil toneladas até o fim do ano. Em 2010, a iniciativa privada anunciou investimentos de mais de R$ 900 milhões, que serão empregados na instalação de 13 novas empresas, além da ampliação de outras quatro, segundo a Prefeitura de Jundiaí.
Cadeiras O Instituto Geoc, que representa as empresas de cobrança do Brasil, acaba de eleger nova diretoria. Jair Lantaller assumirá a presidência no lugar de Adilson Melhado.
Gestão... A consultoria Roland Berger Strategy, de gestão empresarial, vai abrir escritórios na América Latina em 2011. Colômbia, Chile e Argentina estão nos planos da empresa. As unidades se reportarão ao escritório brasileiro, que centralizará as ações.
...latina Nos próximos três anos, a Roland Berger vai investir, mundialmente, cerca de ? 70 milhões em expansão. Outra meta da consultoria para o próximo ano no Brasil é aumentar a atuação nos segmentos automotivo, energia, infraestrutura e logística.
CARRÕES PELO INTERIOR
O grupo Eurobike, rede de concessionárias de carros de luxo, vai investir R$ 35 milhões para abrir quatro lojas em 2011.
Os novos pontos serão nas cidades de São Paulo, com a bandeira Audi, em Ribeirão Preto (SP), com a marca Mini, e em Caxias do Sul (RS), com uma multimarcas. O grupo ainda negocia uma bandeira para a loja de Uberlândia (MG).
O investimento inclui ampliações em unidades de São José do Rio Preto (SP), segundo Henry Visconde, presidente da rede.
A loja na capital paulista será inaugurada em fevereiro e trará dois lançamentos da Audi: o novo A7, um cupê de cinco portas, que custará R$ 320 mil, e o A1, o primeiro compacto da marca, por R$ 90 mil.
"Com o crescimento do consumo de carros "premium", as vendas cresceram em média 50% neste ano. A expectativa é que em 2011 o aumento seja de 40%", diz Visconde.

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