domingo, dezembro 26, 2010

LIVROS DE 2011

LIVROS DE 2011
Mànya Millen e Miguel Conde – O Globo
O ano mal termina e as principais editoras do país começam a apresentar suas apostas para 2011. A Rocco já chega em janeiro com “Comer animais”, primeira obra de não ficção do festejado (e jovem) americano Jonathan Safran Foer - na foto(de “Tudo se ilumina”), que traça um panorama assustador do mundo da agricultura industrial nos Estados Unidos — a criação em larga escala (e muitas vezes cruel) de aves, porcos, gado e peixes — e suas implicações para o meio ambiente.
A Record terá como grandes destaques na ficção estrangeira “Cemitério de Praga”, do italiano Umberto Eco, recémlançado na Europa com meio milhão de cópias vendidas em poucos dias — está sendo considerado seu grande romance pós “O nome da Rosa) — e “O mapa e o território”, do francês Michel Houellebecq, vencedor do prestigiado Prêmio Goncourt 2010. Ambos chegarão no segundo semestre. Entre os autores nacionais do catálogo da editora, entregarão novos romances Raimundo Carrero, Alberto Mussa, Edney Silvestre e Tatiana Salém Levy, entre outros.
Na Companhia das Letras um dos títulos mais aguardados é “Liberdade”, de Jonathan Franzen, que sacudiu o mercado editorial americano e está na lista dos melhores do ano do “New York Times”. Chega em maio, assim como “Rock & Roll e outras seis peças”, do dramaturgo Tom Stoppard, que passou pela Flip em 2009 (e sem livros no Brasil). A lista da editora inclui ainda os Nobel de Literatura J. M.Coetzee (com “Mecanismos internos”, para fevereiro) e Herta Müller (“O balanço da respiração”, em abril). Na seara nacional está “Os últimos soldados da Guerra Fria” (previsto para maio), nova incursão pela História feita pelo jornalista Fernando Morais.
Em fevereiro, a Zahar, prosseguindo na linha de lançar obras instigantes sobre temas atuais do cotidiano, manda para as livrarias “O valor de nada”, do acadêmico, jornalista, ativista e escritor Raj Patel, que revela o verdadeiro (e alto) preço que a sociedade paga pelo que consome. Em março, chega “O gênio em todos nós”, sexto livro do jornalista David Shenk, no qual se dedica a combater o mito de que a genialidade seria uma característica presente apenas nos genes de alguns poucos privilegiados.
Sede
● A nova edição revista “s/no-”, que está chegando às bancas neste fim de semana, traz textos inéditos.
da escritora Veronica Stigger e um poema, também inédito, de André Vallias. Ambos escrevem sobre a sede, o tema da vez da revista. Uma das histórias criadas por Veronica (autora de “Gran Cabaret Demenzial” e “Os anões”, entre outros, ambos pela Cosac Naify), é a do homem que, sedento, bebeu caipirinha de soda cáustica...
A vez dos adultos
● A tradicional programação de férias do CCBB Educativo contará, em 2011, com uma novidade: agora os adultos também serão contemplados no projeto promovido pelo Centro Cultural Banco do Brasil, que acontecerá entre os dias 4 e 23 de janeiro. Aos sábados e domingos, a partir das 17h, o “Em Cantos e Contos para Adultos” apresentará textos dramatizados extraídos de obras de grandes escritores como Lima Barreto e Guimarães Rosa. Informações: 3808-2070.
INVEJA DOS ANJOS: O Armazém Companhia de Teatro acaba de lançar “Inveja dos Anjos — Dramaturgia” (Kan Editora), com o texto integral, em português e inglês, do espetáculo homônimo que recebeu diversos prêmios importantes desde sua estreia, como Shell de Teatro 2008 nas categorias Melhor Atriz (Patrícia Selonk) e Melhor Autor (Paulo de Moraes e Maurício Arruda Mendonça). Além de fotos do espetáculo, a edição traz um ensaio sobre o texto e a trajetória da companhia assinado pela crítica e pesquisadora teatral Tania Brandão. O lançamento é parte do Projeto Memória, que a companhia desenvolve desde 2002 e que já publicou outros títulos sobre a história do grupo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters