domingo, junho 19, 2011

Nhenhenhém


Nhenhenhém
JORGE BASTOS MORENO
 Dilma e Ellen, a harmonia entre os poderes
● Por pouco, mas por muito pouco mesmo, o ti-ti-ti entre duas amigas não compromete o protocolo do cerimonioso jantar da presidente da República com os ministros do STF.
Afastadas pelos afazeres domésticos e profissionais, Dilma Rousseff e Ellen Gracie se reencontraram no jantar e aproveitaram para colocar a conversa em dia.
Dia seguinte, os jornais destacaram o tête-à-tête entre a presidente da República e a ex-presidente do STF, e até especularam que as duas discutiram a aposentadoria de Ellen.
Realmente, as duas exageraram e não pararam de conversar nem na hora dos discursos.
A coluna apurou e descobriu os nobres motivos que levaram duas autoridades muito ciosas da liturgia do poder a se comportarem daquela forma não muito convencional.
Avós de Gabriel e Helena, nascidos praticamente na mesma data, vovó Dilma e vovó Ellen trocavam informações sobre como cuidar dos netos.
— Gabriel já te reconhece na TV?
— Dá pulinhos quando vovó aparece!
— E a Helena, mama quantas vezes por dia?
— Você sabe, menino mama mais que menina!
— Vamos acabar logo com este jantar? Quero ver Gabriel.

Prêt-à-porter
● A Dilma, depois da crise, tem dado preferência ao uso de saias e vestidos. E com cores vivas. Tudo isso para, como diria Ancelmo, ...não sei!
É só o começo
● Em menos de uma semana no cargo, a minha amiga Ideli Salvatti trouxe à tona a discussão sobre documentos secretos, brigou com os governadores do Nordeste e se indispôs com as lideranças do governo no Congresso. Calma, Ideli. No início é assim. Depois, piora.
Rômulo e Remo
● Parece que toda a confusão sobre documentos secretos deve-se à Guerra do Paraguai. Parece que o Acre não é mesmo nosso. E o problema seria o que fazer com os irmãos Viana. Um, o Jorge, é filho de Lula, criado por FH. Já o Tião é filho de FH, criado por Lula.
Dente quebrado
● Michelzinho, que estava brincando no parquinho do Jaburu, na terça, é trazido pela babá com o rosto todo ensanguentado para dentro do Palácio. Mamãe Marcela liga para a Vice-Presidência, e o pai chega esbaforido, já para levar omenino ao hospital.
Temer já está com a pulga atrás da orelha, já que acabou de ouvir da Dilma, durante um despacho, que Gabrielzinho está de castigo, por causa de peraltices. Por pouco a República não desaba, não fosse o imediato diagnóstico médico: Michelzinho se machucou sozinho, vítima de um tombo.
Guerra dos Meninos
● Não, na política ninguém está podendo se descuidar. Dia desses, não fosse o ministro do STF Marco Aurélio, Chalita teria se envolvido em luta corporal com o prefeito Kassab, numa palestra sobre bullying. A briga nada tinha a ver com o tema.
Na sopa da Dilma
● O Palácio do Planalto, essa figura abstrata que esconde os offs do seu inquilino, já detectou que o governador Eduardo Campos não foi apenas picado pela mosca azul da Presidência da República, mas totalmente contaminado pela doença. Seu dengo hemorrágico com a Ideli, dizendo não precisar dela para falar com a Dilma, foi visto como sintoma de que essa alma quer se desencarnar do governo.
Meia verdade inteira
● Sobre a nota de Zé Dirceu dizendo que Caetano Veloso, por não gostar dele, vira a cara quando o vê, o cantor de “Podres poderes”, às voltas com a produção do CD da Gal, aproveita o intervalo das gravações para esclarecer:
— Só a primeira parte é verdadeira. Realmente, não gosto dele nem da postura assumida quando a Dilma foi eleita, dizendo que, agora, sim, o PT tinha chegado ao poder. Não gostei!
Festa
● A coluna dá a palavra a este incansável brasileiro Carlos Tufvesson:
“O teatro Oi Casa Grande, palco de manifestações históricas, voltará a ser cenário de um grande momento que representa a liberdade de expressão. Dia 28 de junho, será entregue o 1o- Prêmio Rio Sem Preconceito, oferecido pela Prefeitura do Rio. Quanto aos premiados, guardados a sete chaves nos cofres da Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual.”
Eu não sou aquele deputado que vive enfurnado nos cofres públicos, mas também tenho meu pé de cabra: um dos agraciados é ministro plus do STF.
Dia de Chico
● Hoje é 80 de FH e dia também de S é r g i o R i c a r d o ( 1 9 3 2 ) , P a u l M c C a r t n e y ( 1 9 4 2 ) e M a r i a B e t h â n i a (1946).
E amanhã, domingo, é dia de descanso, de não fazer nada. É dia de Chico (1944).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters