quinta-feira, maio 20, 2010

Médicos aconselham mulheres a usar mochilas para aliviar coluna

Médicos aconselham mulheres a usar mochilas para aliviar coluna
Bom dia Brasil - 19/05/2010

Peso exagerado das bolsas pode causar problemas de postura e outras complicações. Segundo especialistas, a saída é mudar de hábitos para não prejudicar a saúde. Você costuma acordar com dores nas costas? Já experimentou conferir se o problema não está na bolsa? Elas são amigas inseparáveis das mulheres, mas podem se tranformar em inimigas se não forem bem usadas. Geralmente o mundo das mulheres está guardado nas bolsas. “Eu costumo dizer que a nossa vida está na bolsa. Guardo nécessaire, guarda-chuva, blusa, tudo”, brinca uma paulistana. Será que carregar tanta coisa pesa? Fomos testar. A bolsa da auxiliar de enfermagem Renata Leandro estava com 2,7 quilos. “O peso dói. O corpo reclama no fim do dia”, diz. Sensação de cansaço, dor nos ombros podem ser sinais de que o peso da bolsa está realmente exagerado. Isso permite o surgimento de problemas na postura e outras complicações para a coluna. “A maioria coloca a bolsa de um lado só. Isso provoca uma escoliose postural, uma sobrecarga muscular em um dos lados do corpo. Para manter o alinhamento corporal, o músculo entra em fadiga, fica cansado e com dor. Isso provoca também a famosa hérnia de disco, que é um processo gradativo por sobrecarga nos discos intervertebrais”, explica a fisioterapeuta Elisabete Medeiros.
O que fazer, então, para evitar tanto transtorno? Em primeiro lugar, arrume a bolsa todos os dias tirando o que não vai ser usado. Se precisar levar papéis ou agenda, use uma pasta para carregar na mão; evite as bolsas maiores que dão a sensação de que há espaço para mais coisa; prefira as mochilas, porque elas distribuem melhor o peso. Faça exercícios regularmente, eles fortalecem a musculatura e ajudam a diminuir a tensão nos ombros. Se a bolsa for a tiracolo troque frequentemente de lado.
Mas se você já está sentindo dor, pode alongar. Preste atenção no que fazer. Assista no vídeo como fazer os exercícios. “Por quatro vezes, faça um movimento para baixo, soltando o ar e flexionando. Depois faça uma extensão, devagar. Caia para uma das laterais, movimentando quatro vezes, pare no meio. Depois para a esquerda lentamente e procure girar os ombros. Relaxe a musculatura do trapézio que fica sobrecarregado. Compensa bem”, explica a fisioterapeuta. Há quem não se preocupe mais com os efeitos de carregar quase uma bagagem. A diarista Maria José descobriu o poder da síntese: “Bilhete único, chave e dinheirinho”, diz ela. Quer dizer, nem tanto assim. “Alicate de unha é para fazer volume”, diz a diarista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters