terça-feira, junho 22, 2010

Após críticas públicas, Obama convoca chefe militar dos EUA no Afeganistão

Após críticas públicas, Obama convoca chefe militar dos EUA no Afeganistão
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS – FOLHA ONLINE - 22/06/2010-10h13
O chefe das tropas dos Estados Unidos no Afeganistão, o general Stanley McChrystal foi chamado a Washington para dar explicações sobre seus comentários polêmicos em entrevista à revista americana "Rolling Stone".
Mesmo após o pedido público de desculpas pelas opiniões expressas na reportagem, McChrystal deverá conversar com o presidente dos EUA, Barack Obama, e a cúpula do Pentágono nesta quarta-feira (23), durante a reunião mensal da administração sobre as guerras no Afeganistão e no Paquistão.
O perfil de McChrystal publicado na "Rolling Stone" diz que o general é "incapaz" de convencer seus próprios soldados de que a estratégia americana pode levar os EUA a vencerem a guerra no Afeganistão e que ele teria saído "desapontado" de uma primeira reunião com Obama.
A revista diz que apesar de o general ter votado em Obama, os dois não conseguiram "entrar em sintonia" desde o início da administração.
O presidente americano já havia repreendido McChrystal no passado por falar muito agressivamente sobre a necessidade de enviar mais tropas ao Afeganistão.
"Aquela época foi muito dolorosa para mim. Eu estava defendendo uma posição indefensável", disse o general no artigo.
Mais cedo, em Cabul, McChrystal pediu desculpas pelos argumentos defendidos durante a entrevista. "Eu peço minhas mais sinceras desculpas pelo perfil. Foi um erro e um julgamento inadequado que nunca deveria ter acontecido", disse.
Otan apoia general
A Otan (Organização do Tratado para o Atlântico Norte) considerou "bastante infeliz" uma matéria no qual o chefe das operações no Afeganistão, general Stanley McChrystal, e seus auxiliares criticam o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, mas reiterou sua "plena confiança" no militar americano.
A edição americana da revista "Rolling Stone" sairá na sexta-feira com uma matéria elaborada durante semanas de viagens com McChrystal e seus auxiliares mais diretos. Todos eles fazem críticas a Obama, ao vice-presidente americano, Joe Biden; ao enviado especial dos EUA para o Afeganistão e Paquistão, Richard Holbrooke; e outros altos funcionários.
"A matéria da 'Rolling Stone' é bastante infeliz, mas é apenas uma matéria", declarou o porta-voz da Otan, James Appathurai, em comunicado.
"Estamos em meio de um conflito muito real, e o secretário-geral tem plena confiança no general McChrystal e em sua estratégia", acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters