terça-feira, junho 22, 2010

DIU é melhor do que anticoncepcional hormonal contra a gravidez

DIU é melhor do que anticoncepcional hormonal contra a gravidez

Época online - 18/06/2010

Revisão de dois estudos mostra que o DIU é melhor método anticoncepcional do que o hormônio. Em mulheres com HIV, ele diminuiu o ritmo do progresso da doença
Mulheres que usam Dispisitivo Intra-Uterino (DIU) como contraceptivo estão menos propensas a ficarem grávidas do que aquelas que usam hormônios. Foi o que descobriu uma revisão recente da literatura, focada em mulheres de países em desenvolvimento. O estudo também revelou que existe alguma indicação de que o progresso do HIV é mais lento em mulheres usuárias de DIU. Pesquisadores liderados por Justus Hofmeyr, do Departamento de Saúde de Eastern Cape, na África do Sul, revisaram dados de dois estudos que comparam o DIU a anticoncepcionais hormonais e que envolveram 967 mulheres. A primeira pesquisa estudou mulheres atendidas em clínicas no Brasil, Guatemala, Egito e Vietnã. A segunda focou em mulheres HIV positivo da Zâmbia. Em cada estudo, as mulheres foram aleatoriamente escolhidas para usar um dos dois métodos contraceptivos. O hormônio foi injetado no primeiro estudo, mas no segundo as mulheres podiam escolher entre pílula ou injeção. No geral, poucas mulheres do grupo que usou DIU engravidaram e a taxa de abandono do contraceptivo foi maior entre aquelas que usaram contraceptivos hormonais no primeiro estudo e DIU, no segundo.

O DIU é um dispositivo de plástico e cobre que é colocado no útero e impede que o óvulo já fecundado se fixe no endométrio, que reveste o útero. Há alguns modelos de DIU que contêm hormônios em vez de cobre, mas estes não foram avaliados no estudo. Em muitos países, o DIU não é muito usado, uma vez que só pode ser introduzido no corpo por um médico capacitado. Além disso, algumas mulheres sentem dores depois do procedimento. Mas ele pode ser preferido como um método de longo prazo porque dura de cinco a dez anos e não causa qualquer efeito hormonal. Contraceptivos hormonais têm sido associados a efeitos colaterais e a doenças, como o câncer, e forçam visitas frequentes ao médico para que a paciente receba as injeções ou a prescrição da pílula. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters