sexta-feira, junho 18, 2010

Baixa umidade do ar em SP faz Defesa Civil decretar estado de atenção

Alerta
Baixa umidade do ar em SP faz Defesa Civil decretar estado de atenção
Publicada em 17/06/2010 às 18h58m - O Globo
SÃO PAULO - A Defesa Civil Municipal de São Paulo decretou estado de atenção na cidade por conta da baixa umidade do ar. Segundo o órgão, a umidade relativa do ar ficou em 30% durante a tarde. Na região do Campo de Marte, na Zona Norte da cidade, a mínima foi de 26% às 14 horas, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo. No início da noite, o índice subiu para 56% no Campo de Marte e o estado de atenção foi suspenso. Mas para sexta e o fim de semana, a tendência é que a umidade relativa do ar continue baixa na cidade.
Segundo a Climatempo, o que mais impressionou nesta quinta foi a situação no litoral de São Paulo. A base aérea do Guarujá registrava apenas 19%, às 13 horas. Este teor de umidade já é baixo demais baixo demais para uma região litorânea, caracterizando uma situação de alerta pelos padrões da Organização Mundial da Saúde. Os limites de alerta por conta de ar seco variam de 13% a 20% de umidade no ar.
A recomendação do órgão da Prefeitura é que as pessoas evitem exposição ao sol até às 17h e não pratique exercícios físicos entre 11h e 15h. A Defesa Civil também aconselha a ingestão de bastante líquido e pede para a população evitar colocar fogo em terrenos baldios e vegetação seca.
Ar seco em outras regiões do país
Os níveis de umidade no incio da tarde desta quinta-feira também estavam baixos em outras áreas do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil. Na região de Uberaba, no Tringulo Mineiro, às 13 horas, a umidade relativa do ar baixou para 20%. Em Brasília, no mesmo horário, o aeroporto internacional registrava apenas 22% de umidade relativa. Na tarde de quarta-feira, esta região da capital federal entrou em estado de emergência, pois a umidade relativa baixou para 12%.
No sul de Minas Gerais, o aeroporto de Poços de Caldas estava com 24% de umidade relativa às 13 horas desta quinta. O aeroporto de Goiânia registrava 25% no mesmo horário. A região de Palmas, em Tocantins, também estava bem seca e tinha apenas 27% de umidade neste horário. Os aeroportos de Anápolis, em Goiás, e Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, registravam 28% de umidade relativa do ar.
No Rio de Janeiro, o ar ainda estava mais seco na zona oeste da cidade, onde o Campo dos Afonsos tinha 29% de umidade no ar, às 13 horas.
Em cidades como Uberlândia (MG), Cuiabá (MT), Montes Claros (MG), Belo Horizonte (MG) e Guaratinguetá (SP), a umidade relativa às 13 horas variou entre 30% a 32%, conforme a medição feita nos aeroportos locais.
Todos estes valores já são baixos e tendem a diminuir um pouco no decorrer da tarde, com o aquecimento do ar.
A diminuição dos níveis de umidade esta semana sobre o Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil já era esperada, por conta de outra massa polar forte que passou sobre o centro-sul do país. O ar polar é naturalmente seco e sempre que passa por um local ocorre a redução dos níveis de umidade do ar. Porém, o ar já estava seco no Sudeste e o Centro-Oeste por causa das outras ondas de frio que passaram pelo país desde a virada de abril para maio.
A sexta-feira e também o fim de semana serão de secura nas duas regiões. 
FOTO: Umidade do ar em SP chegou a 30% e estado de atenção foi decretado - Foto Marcos Alves/O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters