terça-feira, junho 15, 2010

Copa movimenta circuito cultural do país

Copa movimenta circuito cultural do país
Exposições em São Paulo e no Rio de Janeiro aproveitam o clima do mundial de futebol para relembrar a história do esporte no Brasil

A Copa do Mundo é um dos maiores eventos do planeta e movimenta os mais variados setores profissionais ao redor do globo, o que não poderia ser diferente para o circuito cultural. No caso de São Paulo, duas exposições aproveitam o clima de mundial para apresentarem materiais relacionados ao torneio esportivo mais popular do mundo.
A primeira delas é “Craques do Cartum na Copa”, promovida pelo Centro Cultural Banco do Brasil. O evento acontece simultaneamente no CCBB da capital paulista (na rua Álvares Penteado, 112, Centro) e no CCBB do Rio de Janeiro (rua Primeiro de Março, 66, Centro).
Na mostra, o visitante pode observar trabalhos de renomados artistas brasileiros, como Chico e Paulo Caruso, Ziraldo, Maurício de Souza e Henfil, que apresentam desenhos antigos e inéditos relacionados ao universo das Copas do Mundo. Vários desses cartuns, como os desenhos de Otávio, dos anos 80, ou as charges de Miécio Caffé, feitas na década de 1950, são históricos e revelam um pouco sobre o jornalismo esportivo do Brasil no último século. Além dos desenhos, o visitante ainda pode conferir uma pequena biografia de cada artista.
Outro evento de destaque é a mostra “Placar 40 anos – futebol, história e paixão”, que acontece no Museu de Arte Brasileira da FAAP (rua Alagoas, 903, Higienópolis). Nela, o público pode acompanhar a trajetória de quatro décadas da famosa revista esportiva por meio de imagens do gigantesco acervo fotográfico acumulado pela publicação. Além disso, a mostra apresenta vídeos e camisas de grandes craques brasileiros para contar a história do esporte mais popular do país.

A mostra está dividida em três seções. Na primeira, “A história das Copas”, pode-se ver a evolução do torneio entre os anos de 1970 e 2006, das mudanças nas partidas ao aprimoramento tecnológico de materiais como bolas e chuteiras. Em “Craques eternos”, o visitante pode conferir registros de alguns dos maiores jogadores do país. Finalmente, a seção “Futebol, a paixão do Brasil” traz imagens de torcedores e jogadores em momentos que captam a comoção causada pelo esporte.

As duas mostras estão abertas ao público desde o começo de junho e a entrada é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters