quarta-feira, junho 30, 2010

Putin promete comprar tecnologia estrangeira e não roubá-la

Putin promete comprar tecnologia estrangeira e não roubá-la
O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, prometeu hoje que o seu país irá trabalhar honestamente com os parceiros estrangeiros, comprar tecnologias, e não roubá-las.

"Não devem imaginar as coisas como se na Rússia alguém queira agir como numa conhecida obra de arte: roubar da cozinha do dono um doce bocado de tecnologias e, depois, a coberto, silenciosamente, tentando não mastigar barulhentamente, comê-lo e levá-lo para outro lugar", declarou Putin ao discursar no Fórum Internacional "Tecnologia na Construção de Máquinas-2010".
Segundo ele, as tecnologias modernas são "uma mercadoria que os parceiros russos querem vender e a Rússia está pronta a adquiri-las por bom dinheiro".
"Se não quiserem vender, não vendem; mas nós diremos que precisamos dessa mercadoria, que a queremos, e vocês querem-na vender e o mais caro possível, isso será objeto de conversações", acrescentou o primeiro-ministro russo.
Estas declarações prendem-se com o "escândalo dos espiões russos" nos EUA. Na segunda-feira passada, o FBI deteve dez pessoas que alegadamente faziam espionagem e branqueamento de capitais a favor da Rússia.
Moscou reagiu terça-feira duramente, acusando aqueles que não querem a melhoria das relações russo-americanas de estarem por detrás do sucedido.
"A propósito das acusações feitas nos EUA em relação a um grupo de pessoas alegadamente por espionagem a favor da Rússia, comunicamos que se trata de cidadãos russos que estiveram no território dos EUA em diferentes épocas", declarou o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia.
"Declaramos que esses cidadãos não realizaram quaisquer ações dirigidas contra os interesses dos EUA", sublinhou a diplomacia russa.
Moscou e Washington já exprimiram o desejo de que este incidente não prejudique as relações bilaterais.
Uma semana antes, o Ministério da Defesa da Alemanha acusou a Rússia e a China de envolvimento em espionagem industrial no território desse país da NATO.
O Fórum Internacional "Tecnologia na Construção de Máquinas-2010", que decorre em Moscou, tem a participação de 129 empresas russas e 19 estrangeiras de 19 países. O objetivo é apresentar novas máquinas e equipamentos, principalmente fabricadas pelo complexo militar-industrial.
Diário Digital / Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters