quarta-feira, junho 30, 2010

Sargento que atuou no Haiti oferece água para desabrigados em Palmares

Sargento que atuou no Haiti oferece água para desabrigados em Palmares
Ele tem mina de água no quintal de casa e deixa torneira aberta 24 horas.
Mulher fez a perfuração quando ele estava em missão, no ano passado.
Glauco Araújo Do G1, em Palmares (PE)

Uma bica de água potável está ligada, durante 24 horas, em Palmares (PE), desde sexta-feira (18), quando a enchente começou a atingir a cidade e deixar os moradores ilhados. Muitos ficaram sem abastecimento de água em suas casas. A medida foi adotada por solidariedade do sargento Sílvio Severino Carvalho de Oliveira, 45 anos. Ele  faz parte do pelotão do Exército Brasileiro, no Recife, e atuou na missão de Paz, no Haiti, de novembro de 2008 a julho de 2009.
Sílvio mora na parte baixa de Palmares, uma das regiões mais afetadas pela enchente. "Quando tive a ideia de fazer a perfuração, nunca imaginei que a mina poderia ter essa utilidade. Foi uma graça de Deus. Estava no Haiti quando comecei a obra e pedi para minha mulher coordenar a abertura do poço de água", disse o militar.
A água oferecida para a comunidade local é a única fonte natural e gratuita na cidade. "Essa água é limpa e abasteceu a gente desde sexta-feira. Ninguém paga nada aqui. Não tem exigência e é só trazer a garrafa ou o balde", disse um dos moradores, que se servia da água nesta segunda-feira (28), após a nova enchente que atingiu o município.
Sílvio voltou do Haiti em 5 de julho de 2009 e se prepara para participar de um novo treinamento de reciclagem para retornar ao trabalho na missão de paz naquele país. "É como se eu estivesse lá [Haiti]. A sensação é essa. Essa catástrofe nos fez pensar em deixar a fonte aberta, tendo em vista a gravidade da situação. A água é vida é o que a gente poderia oferecer. Não imaginava que a vazão da água seria tão grande. Essa é uma experiência nova na minha vida."
Ele se mostrou surpreso após a nova enchente que atingiu a cidade na manhã desta segunda-feira. "Estamos preocupados que a água possa atingir o mesmo nível da primeira enchente. O que as pessoas tinham para perder não há como recuperar. Agora, temos de preservar as vidas. Temos de recuperar a saúde dos moradores e nos precaver de doenças que possam surgir por causa da água contaminada."
Sílvio está no Exército há 28 anos. Ele conta que a experiência que adquiriu no treinamento militar e na atuação no Haiti servem de inspiração para que mais voluntários apareçam para ajudar na reconstrução da cidade. "O bom daqui é que as pessoas estão vivas. Em Palmares, as pessoas jogam lixo. No Haiti, as pessoas jogavam corpos no rio. Essa é a diferença", disse o militar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters