sábado, julho 10, 2010

Multidão vai às ruas de Barcelona para defender autonomia catalã

Multidão vai às ruas de Barcelona para defender autonomia catalã
BARCELONA (AFP) - Uma manifestação para defender o estatuto de autonomia ampliada da Catalunha, recentemente alterado pela justiça espanhola, converteu-se neste sábado em uma demonstração de força da "nação" catalã.
Mais de um milhão de pessoas encheram o centro de Barcelona para protestar contra uma sentença do Tribunal Constitucional, que modificou diversas partes do novo estatuto de autonomia votado pelos catalãos, em uma manifestação com um elevado tom de independência.
A guarda urbana, polícia municipal, calculou que a passeata chegou a 1,1 milhão de pessoas, ainda que os organizadores tenham estimado em 1,5 milhão o número de manifestantes.
A manifestação, convocada pelos partidos políticos e por diversas instituições e entidades catalãs, foi encabeçada pelo presidente regional, José Montilha, seus dois antecessores, Jordi Pujol e Pasqual Maragall, além de dois ex-presidentes do parlamento catalão.
Uma gigantesca bandeira catalã iniciava a marcha, acompanhada pelos dois lemas "somos uma nação" e "nós é que decidimos", enquanto mãos de cartolina distribuídas pelo partido independente Esquerra republicana (ERC) podiam ser vistas por todo o percurso com a frase "adeus Espanha" gravada.
Outro lemas que podia ser lido durante a marcha era "nossa sentença é a independência".
À passeata, organizada por Omnium Cultural, uma associação para a difusão da língua, da cultura e identidade catalãs, também somaram-se sindicatos e partidos (exceto o opositor de direita Partido Popular).
Na sexta-feira, o Tribunal constitucional publicou o detalhamento de sua sentença, cuja decisão já era conhecida desde o fim de junho, após quatro anos de deliberação, nos quais foram modificados diversos aspectos importantes do estatuto, adotado em 2006, sobretudo os que se referiam ao termo "nação" como definição da Catalunha e outros sobre a língua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters