quinta-feira, julho 29, 2010

Uribe deplora declarações de Lula sobre crise entre Colômbia e Venezuela

Uribe deplora declarações de Lula sobre crise entre Colômbia e Venezuela
O Globo Online - Rio de Janeiro/RJ

RIO - O presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, considerou nesta quinta-feira "deploráveis" os comentários feitos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a crise com a Venezuela. Em breve comunicado, o governo de Bogotá diz que o líder brasileiro ignora a ameaça para a região representada pela "presença de terroristas" em território venezuelano.
- O presidente da República deplora que Lula, com quem cultivou as melhores relações, se refira a nossa situação com a Venezuela como se fosse um caso de assuntos pessoais, ignorando a ameaça que representa para a Colômbia e o continente a presença dos terroristas das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) nesse país - afirma a nota oficial.
Na quarta-feira, após receber em Brasília o presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, Lula reiterou que tentará conversar com Colômbia e Venezuela, que têm relações diplomáticas rompidas desde a semana passada. Para o presidente brasileiro, até o momento o único conflito que há entre os dois países é verbal.
- Ainda não vi conflito. Eu vi conflito verbal, que é o que ouvimos mais aqui na América Latina - disse Lula, que prometeu conversar com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, e o presidente eleito da Colômbia, Juan Manuel Santos, sobre o conflito.
Para Uribe, no entanto, Lula "desconhece o esforço" da Colômbia "para buscar soluções através do diálogo".
- Repetimos com todo o respeito ao presidente Lula e ao governo do Brasil que a única solução que a Colômbia aceita é que não se permita a presença dos terroristas das Farc e do ELN (Exército de Libertação Nacional) em território venezuelano - conclui o comunicado, colocado no site da Presidência.
As críticas de Uribe a Lula chegam momentos antes da reunião de chanceleres da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), que acontece nesta quinta, em Quito, com o objetivo de resolver a crise entre Venezuela e Colômbia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters