domingo, agosto 01, 2010

Mulher é melhor preparada para mercado de trabalho

Mulher é melhor preparada para mercado de trabalho
Folha de Pernambuco

Índice de desemprego, no entanto, é maior que dos homens
As mulheres são melhor preparadas para o mercado de trabalho, mas ainda são as mais afetadas pelo desemprego no País, de acordo com dados do Dieese de maio/2010. São elas 13,9% dos desempregados no Recife, enquanto os homens são 8,9%. Estes são alguns dos dados analisados pela Ceplan Consultoria, que apresentou estudo sobre a conjuntura econômica e o mercado de trabalho em Pernambuco, com dados que mostram o crescimento do Brasil, dos empregos e dos entraves em potencial para o desenvolvimento.O mercado de trabalho está em expansão no Brasil e no Nordeste - apenas um dos reflexos da superação da crise econômica mundial por aqui. O obstáculo ainda é o baixo nível de escolaridade da população e a falta de capacitação profissional. Mais ainda: segundo a economista Tânia Bacellar, os investimentos nos setores de ciência, tecnologia e informação (CT&I) são insuficientes. “O Japão investe 3,4% do seu PIB em CT&I; os Estados Unidos, 2,8%. No Brasil, são apenas 1,1%. No futuro industrial, teremos um acirramento da competitividade, então esses investimentos precisam ser revistos”, analisou a economista Tânia Bacelar.
Os números mostram que o Recife tem o menor rendimento médio entre pessoas ocupadas nas regiões metropolitanas pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) nos primeiros semestres de 2009 e 2010. Os valores são de R$ 906,17 e R$ 962,44, respectivamente. Entretanto, o Recife apresentou crescimento médio de 6,2%, a taxa do primeiro semestre de 2010.
O Nordeste é responsável por 17,4% dos postos de trabalho formais, acima da contribuição da Região para o PIB do Brasil. Juntas, as três maiores economias nordestinas (Bahia, Pernambuco e Ceará) geram 63% dos postos de trabalho formais no Nordeste (64% no PIB regional). “A melhor política de emprego é o crescimento da economia”, disse o economista Jorge Jatobá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters