sexta-feira, agosto 06, 2010

Operação Pipa será suspensa neste sábado no Ceará

Operação Pipa será suspensa neste sábado no Ceará
A paralisação é em decorrência do atraso do repasse de verba do Ministério da Integração Nacional

Iguatu. A partir de amanhã a Operação Pipa será novamente suspensa no Ceará. Essa é a terceira paralisação verificada neste ano. Ontem, em algumas localidades a distribuição de água já foi suspensa. Nesta etapa, são 78 municípios cadastrados no programa. A suspensão temporária é em decorrência do atraso do repasse de verba destinada ao pagamento dos carros-pipas, pelo Ministério da Integração Nacional para o Exército.
"Até ontem, não tínhamos informações de liberação de recursos, mas temos a esperança de que essa decisão ocorra na próxima semana", disse o coronel Luiz José Silveira Benício, chefe do escritório da 10ª Região Militar, que coordena o programa. Nas localidades assistidas pelo programa a água armazenada nas cisternas deverá ser suficiente para atender a demanda por mais quatro ou cinco dias.
No Ceará, a Operação Pipa atende a 78 municípios com 496 caminhões contratados pelo Exército. São mais de 7500 pontos de entrega de água. Algumas rotas de distribuição de água foram suspensas nos últimos dois dias. Ontem, pela manhã, a coordenação do programa não tinha o levantamento completo dessas localidades. A suspensão, mesmo temporária, trouxe preocupação para as coordenadorias municipais de Defesa Civil e Prefeituras.
O coronel Benício disse que, a partir de amanhã, um maior número de carros-pipas vai suspender a distribuição de água. "Infelizmente, essa é a realidade atual, mas acreditamos que, na próxima semana, os recursos referentes aos meses de agosto e setembro já solicitados serão liberados. Houve entraves burocráticos e o atraso na liberação da verba prejudica a população que necessita de água".
Na avaliação do militar, a demanda de recursos para atendimento às vítimas das cheias verificadas em Alagoas e Pernambuco, nos meses de junho e julho passados, contribuiu para o atraso da verba destinada à Operação Pipa.
Diariamente, a coordenação regional do programa permanece em contato com o Comando Militar do Nordeste em Recife e com o Comando de Operações Terrestres em Brasília com o objetivo de obter informações sobre a liberação dos recursos. "O nosso esforço é para que o programa não sofra interrupção", disse o coronel Benício. "A nossa esperança é que os recursos sejam liberados na próxima semana", diz novamente.
Nos últimos três dias, o comando da Operação Pipa deu prioridade para o abastecimento das comunidades rurais que estavam com as cisternas vazias, alterando a rota anteriormente planejada. A ideia era deixar água para os próximos três ou quatro dias. "Quem enfrenta a necessidade de água não entende o porquê do atraso provocado pelos entraves burocráticos ou por outras necessidades urgentes com as enchentes de Alagoas e Pernambuco", disse o coronel Benício. "Trabalhamos constantemente sobre pressão e somos cobrados por Prefeituras e pelas famílias que carecem de água".
A verba a ser liberada pelo Ministério da Integração Nacional para a 10ª Região Militar vai manter a Operação no Ceará, Piauí e Tocantins. Para os meses de agosto e setembro foram solicitados R$ 16,5 milhões. O programa necessita por mês de cerca de R$ 20 milhões, mas a demanda por carros-pipas a partir de agosto será crescente.

Fique por dentro
Abastecimento

A operação Pipa é um programa, operacionalizado pelo Exército, de distribuição de água para comunidades rurais localizadas no semiárido nordestino que enfrentam desabastecimento por causa da seca. Essa água deve ser usada apenas para consumo humano. A distribuição é feita por caminhões pipa contratados pelo Exército. A área de abrangência da Operação Pipa da 10ª Região Militar estende-se aos Estados do Ceará, Piauí e Tocantins. O atraso no repasse de verba por parte do Ministério da Integração Nacional ocorre com frequência e, por isso, o programa sofre descontinuidade. Neste ano, a Operação Pipa foi desativada em março e em junho e agora em agosto sofreu nova descontinuidade. A definição dos locais a serem atendidos pela operação é feita pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), em parceria com a Defesa Civil dos municípios, depois de solicitação das prefeituras. As informações são repassadas ao Ministério da Integração Nacional, que repassa os recursos.

MAIS INFORMAÇÕES
Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará
(85) 3101.4571
10ª Região Militar: (85) 3255. 1702

Antônio Vicelmo
Repórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters