quinta-feira, setembro 16, 2010

Por que Lula abandonou o governo Itamar

Por que Lula abandonou o governo Itamar
JORGE BASTOS MORENO – O Globo
Um dos maiores arrependimentos de Lula — confessado antes de se eleger presidente — foi o de ter abandonado o governo Itamar, logo no início do mandato.
— Eu deveria ter participado mais, ter comparecido às reuniões, mas, confesso, eu me decepcionei com a montagem do Ministério — contou Lula aos meus arquivos.
Na verdade, Itamar sentou-se na cadeira de presidente graças a um trabalho muito bem articulado por Lula, com Quércia e Tasso — que presidiam os três maiores partidos do Congresso —, para a criação da CPI do PC.
Lula contou que, assim que Itamar assumiu definitivamente a Presidência, conversou com ele:
— Vamos fazer um governo de notáveis, de excelências. O país todo vai te apoiar.
E o dirigente do PT saiu em campo. Junto com alguns companheiros, fez contatos com "um importante jurista". Chegaram a amarrar sua aceitação, o que dependeria apenas de um convite formal de Itamar. Lula foi até ele:
— Itamar, alguns companheiros falaram com Fulano de Tal. Ele aceita ser seu ministro da Justiça. Já pensou o que significa ter esse homem, o jurista mais respeitado do país, como seu ministro? Pegue o telefone agora e ligue para ele.
Lula perdeu todo o entusiasmo quando ouviu:
— Que pena! Eu já convidei o Maurício Corrêa para o cargo, e ele já aceitou.
— Maurício Corrêa?!
Leitores, jamais escreverei o resto dessa conversa. Mas tenho a convicção de que Itamar a contou para Maurício Corrêa, pois o desdenhado, anos mais tarde, como presidente do STF, não deu um dia de sossego ao presidente da República do PT.
Quanto ao jurista em questão, tenho a quase certeza de que se tratava do "advogado do Brasil", o grande Raymundo Faoro, que morreria no ano seguinte, aos 78 anos. Por quê? Porque Lula sempre teve um fascínio por ele. Chegou a convidá-lo para ser seu vice em 89.
Mesmo tendo recebido aquela ducha de água fria, Lula fez a segunda investida:
—Todo mundo acha que, apesar de ter sido ministro do Collor, Jatene é um nome acima da política. Você deveria convidá-lo.
E tome outra traulitada:
— Infelizmente, tenho compromisso com o Jamil Haddad.
Aí, mesmo tendo o PT o seu primeiro representante num ministério (Luiza Erundina, sob protestos), Lula abandonou o governo.
E com toda a razão, completaria depois, pois o Ministério, em última análise, deve refletir a cara do governo. Lula sempre foi cioso disso, antes de se eleger presidente da República, naturalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters