sexta-feira, outubro 22, 2010

Lula 'compra versão' e ataca Serra

Lula 'compra versão' e ataca Serra
Em evento oficial, presidente acusa o tucano de simular agressão, mas imagens desmentem o que Lula disse
João Guedes* - O Globo
 RIO GRANDE e PELOTAS (RS). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou como uma farsa a reação do candidato do PSDB à Presidência, José Serra, à agressão sofrida pelo tucano durante caminhada anteontem em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio. O presidente fez as acusações em entrevista coletiva na cidade gaúcha de Rio Grande, durante evento oficial.
O presidente teria se baseado, porém, apenas em imagens do SBT e da TV Record.
Estas imagens mostram Serra sendo atingido por uma bolinha de papel, mas não apresentam o momento, cerca de 15 minutos depois, o instante em que o tucano foi atingido por um outro objeto, maior, que o feriu.
Lula chegou a comparar a atitude de Serra à do goleiro chileno Rojas, que — nas Eliminatórias da Copa do Mundo, em 1989, no Maracanã — fingiu ter sido atingido por um foguete jogado por uma torcedora. E ainda acusou a “equipe de publicidade” do PSDB: — Primeiro bateu uma bola de papel na cabeça do candidato.
Ele nem deu toque para a bola, tanto que olhou para o chão e continuou andando. Vinte minutos depois, esse cidadão recebe um telefonema, que deve ser do diretor de produção dele, que orientou que ele tinha de criar um factoide. Ele bota a mão na cabeça e vai ser atendido por um médico que foi secretário da Saúde do prefeito Cesar Maia, e foi diretor do Inca quando Serra foi ministro da Saúde — disse Lula, após cerimônia de inauguração do polo naval local.
Lula afirmou que, ainda na quarta-feira, chegou a recomendar a colegas de partido que ligassem para Serra e se solidarizassem com ele: — Ontem (quarta-feira), venderam o dia inteiro que esse homem tinha sido agredido, e o que vocês assistiram foi uma mentira mais grave que a do goleiro Rojas.
‘É uma coisa vergonhosa’
O presidente citou suas três derrotas em eleições presidenciais, afirmando nunca ter feito “qualquer agressão” ou “mentido para a sociedade brasileira”.
— Vocês não me viram, em nenhum momento de campanha, fazer qualquer agressão ou mentir para a sociedade brasileira (...) O povo é muito sabido e muito preparado para ser enganado em época de eleição. A mentira que foi produzida ontem pela equipe de publicidade do candidato José Serra é uma coisa vergonhosa; aliás, ontem deveria ser denominado o dia da farsa, o dia da mentira, porque venderam o dia inteiro que esse homem tinha sido agredido, e se vocês não viram ainda, vocês peguem o que foi divulgado no Jornal da Record ou o que foi divulgado no SBT, e assistam para vocês verem uma mentira mais grave do que a mentira daquele goleiro Rojas, aquele goleiro do Chile — disse. — E eu espero que o candidato tenha um minuto de bom senso e peça desculpas ao povo brasileiro pela mentira descarada.
Foi a terceira visita de Lula ao município gaúcho, onde Dilma venceu no primeiro turno. Desta vez, a viagem serviu para a inauguração do polo naval na cidade e também para, à noite, fazer um comício para sua candidata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters