quinta-feira, junho 17, 2010

Nasa: Hubble identifica o que era luz misteriosa em Júpiter

Nasa: Hubble identifica o que era luz misteriosa em Júpiter

Portal Terra - 18:34 - 16/06/2010
DA REDAÇÃO - Observações detalhadas do telescópio espacial Hubble conseguiram uma explicação para o que seria uma misteriosa luz vista em Júpiter no dia 3 de junho. Os cientistas acreditam que ela pode ser resultado de um gigante meteoro que queimou antes de chegar às nuvens mais altas do planeta, o que explicaria não ter nenhum sinal de destroços nas nuvens, como ocorreu em colisões anteriores no planeta. As informações são da Nasa - a agência espacial americana.
Segundo a Nasa, astrônomos de todo o mundo notaram que algo atingiu o planeta e produziu luz suficiente para ser visto da Terra, mas eles não sabiam o quão profundo o objeto penetrou no gigante gasoso e empreenderam, desde então, buscas por alguma pista nas nuvens de Júpiter.
No dia 7 de junho, o Hubble foi direcionado ao planeta e fez diversas observações - inclusive em ultravioleta - para tentar esclarecer o que e como atingiu Júpiter. Os registros não mostraram nenhum sinal de destroços nas nuvens mais altas. Segundo os cientistas, isso indica que o objeto não penetrou e explodiu dentro do gigante gasoso, o que teria deixado marcas visíveis ao ultravioleta. Em 2009, um asteroide muito maior atingiu o planeta e criou uma grande explosão. Segundo a Nasa, como resultado surgiu uma grande quantidade de poeira, que pôde ser vista, ao contrário do fenômeno do dia 3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters