sábado, agosto 21, 2010

100 mulheres monitoradas pela PM em Belo Horizonte

100 mulheres monitoradas pela PM em Belo Horizonte 

Hoje em Dia – MG Cristiano Couto 
Vítimas de agressões domésticas recebem acompanhamento diário ou semanal de militares em BH

A dona de casa G.: “meu ex-marido se sente intimidado”
A dona de casa G.N.C.F., 30 anos, é vítima de violência doméstica há sete anos. Porém, somente há um mês tomou coragem para denunciar à polícia o ex-companheiro, com quem tem um filho de 5 ano. Ela também faz parte do universo de cem pessoas em Belo Horizonte, entre vítimas e agressores, que estão sendo monitoradas há dois meses pelos oito batalhões da Polícia Militar (PM) da capital, dentro do Serviço de Prevenção à violência doméstica, lançado oficialmente nesta quinta-feira (19). Nesse período do projeto-piloto, as equipes realizaram 400 visitas às vítimas, que são acompanhadas de perto, diariamente ou semanalmente, com o intuito de reduzir a repetição da violência.
Ações neste sentido promovidas pela polícia ostensiva chegam quatro anos depois de instituída a Lei Maria da Penha. A proposta, em estudo desde 2008, é fazer com que as vítimas denunciem a violência e, com o acompanhamento policial, encerrem o ciclo de agressões sofridas. As denúncias podem ser feitas através dos números 190 ou 181 (Disque-denúncia 181), tanto pela própria vítima quanto por alguém que presenciou a violência.

Os trabalhos são divididos em duas etapas. A inicial é chamada primeira resposta, quando a denúncia é recebida pela polícia. Para isso, 389 policiais foram treinados sobre o que é a violência doméstica e como atender a esse tipo de caso.
Depois que o crime é denunciado, policiais voluntários, que receberam treinamento específico, retornam ao local do crime para fazer um monitoramento. É a chamada segunda resposta.
Nesta etapa, há 48 policiais divididos em equipes formadas por dois agentes, sendo um homem e uma mulher. “Um está apto a trabalhar com a vítima e o outro, com o agressor. Até agora não registramos nenhuma reincidência, depois do serviço iniciado”, explica o comandante do Policiamento da Capital, coronel Cícero Nunes Moreira. A expectativa é que, com o lançamento oficial do serviço, o número de atendimentos aumente.
Para a dona de casa G., o objetivo está sendo alcançado. Foi depois que o companheiro a expulsou de casa, com o intuito de levar outra mulher para morar com ele, que ela não hesitou em chamar a polícia. Depois da denúncia, a dona de casa passou a receber a visita da polícia diariamente. Passado o risco de mais agressões, agora G. recebe os policiais pelo menos três vezes por semana em casa.
“Meu ex-marido se sente intimidado. Agora, ele vai visitar nosso filho, mas não me ameaça mais”, conta a dona de casa. Ela foi encaminhada para a delegacia de mulheres, e o advogado que a representa já solicitou à Justiça a adoção de medidas protetivas.
Nos dois meses de projeto piloto, a sargento Kátia Menezes, do 16º Batalhão, afirma ter tido resultados positivos no combate à violência doméstica. “O homem acha que a mulher é que pode bater quando quer. Agora o Estado está mais presente”, observa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters