quinta-feira, agosto 12, 2010

Maniqueísmo

Maniqueísmo
Já há algum tempo em nosso País vigora uma "norma" ditada por certas camadas influentes, nas mais diversas áreas de atuação, de que as pessoas só podem escrever artigos, reportagens ou qualquer manifestação de idéias numa determinada direção. Ai de quem ousar navegar contra a corrente! É imediatamente execrado e brindado com os mais cruéis "elogios". Alguns dos "censores" chegam ao cúmulo de desprezar biografias obtidas com muito esforço e dedicação em prol de classificações espúrias e pior, dadas por quem não tem sequer uma biografia que esteja à altura daquele que foi desconsiderado. E isso cansa, enche a nossa paciência de cidadão.
Alguns políticos, jornalistas, administradores nos tratam como se fôssemos todos os brasileiros uns idiotas com firma reconhecida. Não pensem que pelo fato de uma enorme camada da população ainda se embriagar com políticas de "assistencialismo", porque não lhes foi dada a Educação que abriria as comportas de suas mentes no sentido de não mais se deixarem levar por enganações, que o porcentual de cidadãos que já conseguem perceber os desvios de caminhos e estejam cansados desses jogos de poder não esteja crescendo em progressão geométrica. Basta ir às ruas e conversar. Verificar que estamos cansados de candidatos que repetem "ad nauseam" as mesmas promessas vãs e usam de jogadas sujas para denegrir seus adversários na luta pela permanência no poder.
A candidata Marina Silva fez uma afirmação, em sua entrevista no Jornal Nacional, que poucos deram as atenções devidas e a significação real. Provocada pelo entrevistador como conseguiria governar apenas com os quadros de seu partido, afirmou: Quem disse que para governar precisa de colocar em cargos apenas os de seu partido? Há quadros bons em todas as correntes de pensamento, nem todos são corruptíveis. Exemplificou com sua passagem pelo Ministério do Meio Ambiente. Não se trata de complexo de Poliana, como correram a classificar alguns. Eu, pessoalmente, já estou cansada de pessoas que são maniqueístas e que aquilatam as pessoas conforme os seus próprios parâmetros. E o candidato José Serra, no dia seguinte, ao ser questionado por algumas alianças, tidas como incompatíveis, imediatamente, sem titubear, colocou de forma veemente que caso fosse eleito, a primazia das indicações de cargos não estaria ao dispor de dessas alianças e citou sua experiência como prefeito e governador.
Pergunto se alguém que não lê todas as correntes de opinião, as que aplaudem e as que discordam – com a mente livre e sem preconceito, tem isenção para emitir verdadeiros "julgamentos" depreciativos e deseducados, alguns imersos na mais bruta e irracional grosseria, típica de quem não possui argumentos.
Em meu Blog publico todos os artigos que me chamam a atenção pela sua argumentação, mesmo que em partes haja alguma discordância. Para mim, isso é democracia. Não existem, no mundo humano, muitas verdades absolutas. E certamente, ninguém está acima do bem e do mal. Já recebi e-mails protestando sobre a publicação de alguns posts apenas pela autoria do artigo, sem qualquer arrazoado pelo que foi exposto. É a eterna mania de etiquetar as pessoas e querer colocá-las no limbo, como se jamais pudessem defender posturas corretas.
Confesso que tenho receio de comportamentos absolutistas, de intolerância aos contrários. A História da humanidade está cheia de passagens triste e lamentáveis que retratam os momentos de opressão e idéias de regimes ditatoriais, intransigentes, racistas. Não é esse o modelo ideal de vida que se deseja aos seus semelhantes.
Não estou falando em utopias, não sou ingênua e muito menos néscia. Lembro-me de todos os candidatos em que votei, para os diversos cargos e tenho costume de manter comunicação por e-mails com os mesmos. Não fico passiva. A internet colocou uma enorme e poderosa ferramenta de expressão na mão de quem deseja se expressar livremente e com base em idéias, fora do anonimato covarde.
Se algum deles vai, no futuro, nos decepcionar? Não sei, não sou profeta e nem acredito nessas coisas. No entanto, tenho uma certeza: se alguém com bagagem digna e vontade, tem planos e metas para a melhoria, por que não dar a oportunidade? Democracia pressupõe alternância de poder.
Dolores Fernández – www.fatosnoespelho.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Skoob

BBC Brasil Atualidades

Visitantes

free counters